Search
Close this search box.

23° edição do Comida di Buteco promete agitar bares do Vale do Aço

23° edição do Comida di Buteco promete agitar bares do Vale do Aço
Foto: Damille Barros
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O maior concurso de butecos do país, volta de 07 abril a 30 de abril com 4 novos circuitos e tema especial para a criação dos petiscos

Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco voltará no ano de 2023 com promessa de movimentar ainda mais os bares do Vale do Aço. Em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, acontecerá a 23ª edição do concurso, com 1.000 butecos participantes.

Bienalmente a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Essa edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: Ervas e Especiarias.

Foto: Damille Barros

As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional  da extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e sua cozinha local.  Hoje cobre todo o país, é realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando  esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil.  Desde 2016 elege também  o melhor buteco do Brasil e já se consolidou como o maior concurso do gênero.

Novidades dessa edição

Além do tema para o petisco a edição 2023 traz mais novidades:

  • 4 novos circuitos irão compor o roteiro nacional do concurso: Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville.
  • Nota especial também para o número recorde de butecos participantes: serão 1.000 butecos.
  • Serão 24 circuitos abarcando todas as regiões de Norte a Sul do país e 50 cidades.

Sua mecânica

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  A cada edição  20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor buteco do Brasil. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o campeão nacional.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE: