Search
Close this search box.

Chuva em MG: 34 cidades da região dos vales estão em situação de emergência

Chuva em MG: 34 cidades da região dos vales estão em situação de emergência
Chuva deixa rastro de estrago em Minas Gerais — Foto: Redes Sociais
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Com a atualização da Defesa Civil do Estado, subiu para 91 o número de cidades em situação de emergência. Oito pessoas morreram, quatro delas eram da região.

A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais divulgou a lista atualizada de municípios em situação e emergência por causa das chuvas. São 91 cidades, 34 delas estão na região dos vales.

Até o momento, oito pessoas morreram, a última delas em Governador Valadares no sábado (17), a parede de uma casa caiu sobre a cabeceira da cama onde um homem estava deitado. Jomar Pinheiro Sandes, de 48 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Enxurrada, raio e desabamento; das 8 vítimas fatais, 4 eram da região dos vales

26 de novembro – Bom Jesus do Galho – Silvio Correa de Faria, de 71 anos – Idoso, de 71 anos, com Alzheimer morre arrastado por enxurrada em Bom Jesus do Galho
10 de dezembro – Bertópolis – Joaquim Marques de Brito, de 69 anos – Com morte de idoso no Vale do Mucuri, sobe para cinco o número de vítimas das chuvas em Minas Gerais
12 de dezembro – Inhapim – Gleisson Dutra, de 25 anos – Instalador de telecomunicações morre ao ser atingido por raio na zona rural de Inhapim
17 de dezembro – Jomar Pinheiro Sandes, de 48 anos – Homem morre após muro desabar e atingir quarto de casa, em Governador Valadares
O professor de climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares, Fulvio Cupolillo, informou que, até o dia 18 de dezembro, choveu, na cidade, 188 milímetros. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A estação chuvosa nas bacias dos Rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha, acontecem no período de outubro a março e a estação seca, de abril a setembro.

Segundo o professor, a precipitação total prevista para a bacia do Rio Doce, para este mês, varia de 230 a 430 milímetros.

Já na bacia do Rio Mucuri, a previsão varia de 180 a 260 milímetros.

Na bacia do Jequitinhonha, a precipitação total prevista para a região deve variar de 160 mm a 300 milímetros.

Pedido do Secretário Nacional de Defesa Civil

Nesta terça-feira (20), Alexandre Lucas pediu que “Medidas de autoproteção e proteção comunitária sejam tomadas”. O alerta foi feito pelas redes sociais da Defesa Civil. O Secretário também pediu para que, os que moram em zonas de risco, saiam de suas casas e busquem abrigo em locais seguros.

Fortes chuvas já tem assolado a região do Vale do Aço nos últimos dias e a Defesa Civil dos municípios tem estado em alerta quanto a possíveis danos causados pelas chuvas.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

 

 

Fonte: G1

COMPARTILHE:

publicidade