Search
Close this search box.

C.Fabriciano é eleita a melhor cidade do Brasil em Atenção Primária à Saúde

C.Fabriciano é eleita a melhor cidade do Brasil em Atenção Primária à Saúde
Imagem: Priscilla Leonel/CCOM Saps
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A cidade de Coronel Fabriciano levou o 1° lugar em desempenho entre as cidades de grande porte frente a metas do programa Previne Brasil. O anúncio foi feito na última sexta-feira (9) colocando o município 1º colocado no ranking geral do Previne Brasil.  Antes, o município já havia alcançado o posto entre as cidades menores.

O Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, visitou a cidade e se juntou aos trabalhadores e gestores locais da Atenção Primaria, técnicos ministeriais e o prefeito municipal, Marcos Vinícius. “Viemos não só porque reconhecemos o esforço e os resultados do município, mas porque queremos conhecer as estratégias utilizadas na região e dar visibilidade àquilo que pode inspirar outras localidades na qualificação do cuidado aos cidadãos”, pontuou o secretário Câmara.

O Previne Brasil funciona com indicadores medidos por meio de ações direcionadas, como Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas.

Segundo a prefeitura, para alcançar os índices, o município investiu na capacitação das equipes, aquisição de tablet para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e o cadastramento dos usuários no mesmo, além da informatização das Unidades de Saúde.

Estas ações foram essenciais para otimizar um serviço que durava dias. A busca ativa ampliou de 79% para 98% o índice de pessoas cadastradas ao SUS entre o 1º e o 3º quadrimestre de 2021. O lançamento de dados do CNES passou a ser feito por profissionais treinados.

Na visita ao município, a equipe do Ministério da Saúde conheceu três Unidades de Saúde e a prefeitura. Imagem: Priscilla Leonel/CCOM Saps

De acordo com o site do Ministério da Saúde, no segundo quadrimestre de 2021, o município tinha a pontuação de 5.64 frente às metas do atual programa de financiamento da APS. Já no primeiro quadrimestre de 2022, cresceu e garantiu a nota 9.69, tornando-se destaque no país.

O resultado de Fabriciano mais alto registrado foi para o indicador de proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV e para o indicador de proporção de crianças de um (1) ano de idade vacinadas na APS contra diversas doenças.

Com 110.290 habitantes, o município tem 94.16% de cobertura e garantiu 104.253 usuários cadastrados e vinculados à APS. A cidade conta com 23 (vinte e três) equipes de Saúde da Família (eSF), 4 equipes de Saúde Bucal (eSB) e 148 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que garantem vínculo direto com a comunidade local.

Para o secretário municipal de saúde, Ricardo Cacau, o município soube também reconhecer oportunidades. “Sediamos seminário de capacitação sobre o Previne Brasil para todo o leste mineiro, que veio aprender com o Ministério da Saúde, que atendeu ao nosso pedido. A gestão investiu no treinamento dos trabalhadores de saúde e na organização do sistema e vimos a importância que é atingir metas e acompanhar os indicadores da atenção primária. Não adianta ter o hospital de porta aberta se você não tem uma atenção primária forte e resolutiva. E para isso você tem que atingir os indicadores”, acredita.

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade