Search
Close this search box.

DNIT garante retomada das obras na Rodovia 381 em Antônio Dias ainda em Junho

(Divulgação)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O deputado Celinho promoveu encontro virtual com o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre de Minas Gerais – DNIT-MG, Gustavo Boerger, com participação ainda de lideranças do Vale do Aço para tratar sobre a continuidade das obras da BR-381, em especial o lote 3.1 em Antônio Dias que encontram-se paralisadas desde o final de 2020.

Estavam presentes no encontro o vice-presidente da FIEMG, Luciano Araújo, o presidente. da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato,  João Luiz, diretor da Agência Metropolitana, o prefeito de Santana do Paraíso e presidente  da Assembleia Metropolitana, Bruno Morato e  Davidson Carvalho, diretor do DNIT.

O Superintendente informou que o maior problema para a retomada das obras são os prazos contratuais e não carência de dinheiro. Segundo ele “os recursos existem e estão liberados. O problema é combinar a complexidade dos estudos técnicos com a capacidade de realização das obras dentro do contrato – que se encerra em dezembro deste ano, mas que se for preciso será aditado. Hoje estamos correndo contra o tempo”, disse Gustavo Boerger acrescentando que o DNIT realiza reuniões semanais para monitorar e tratar do assunto.

Lembrando a conclusão dos 37,5 km do lote 7 – onde estão faltando apenas obras complementares, acessos e sinalização o Superintendente falou dos atrasos causados pela instabilidade geológica do Lote 3.1, com o rompimento de maciços e taludes. E que, em função dos problemas encontrados, novos projetos estão sendo desenvolvidos e, assim que forem concluídos, serão submetidos a uma nova avaliação de custo-benefício e as obras serão retomadas.

Segundo ele, dos 13 pontos de maior instabilidade, que impediram a conclusão de 28,6 km do lote 3.1, até o final do ano, 10 foram finalizados em maio e estão sendo submetidos a ensaios, análises finais e estudos comparativos, restando três pontos que são exatamente os mais críticos. “As obras deverão ser retomadas ainda em junho, deste ano. A orientação do DNIT, já comunicada à Empresa é que, onde as condições permitirem e enquanto houver contrato e empenho, as obras devem voltar o mais rápido possível… é uma questão de dias…” assegurou o Superintendente.

Perguntado pelo deputado Celinho Sintrocel sobre o cronograma, Gustavo Boerger respondeu que o Departamento trabalha no sentido de terminar todas as obras possíveis ainda este ano: “Aquilo que não conseguirmos fazer dentro do prazo contratual será repassado para o contrato de concessão da Rodovia – que está em discussão na ANTT, no Ministério da Infraestrutura e no TCU”, esclareceu.

 

O DNIT já executou mais de 90% do Lote 3.1 e tem empenho financeiro na ordem de R$ 48 milhões, devendo executar R$ 44 milhões até 31 de dezembro de 2021. Para contornar os problemas geológicos atuais que não forem corrigidos, o DNIT prevê investimentos na ordem de até R$ 143 milhões da EPL – Empresa de Planejamento e Logística S.A e do Ministério da Infraestrutura. “Esta previsão representa o pior cenário, e os recursos virão do processo de concessão. Fizemos isso para nos prevenir, afinal é mais fácil retirar do edital do que incluir novos valores. Mas uma coisa eu posso garantir: o que não for feito agora será encaminhado para o Edital de Concessão da Rodovia”, finalizou.

O deputado Celinho salientou que a expectativa é grande para que o Tribunal de Contas da União – TCU –aprove o relatório do Plano de Concessão até julho deste ano para que seja liberado o processo de concessão permitindo o início das obras no trecho entre Belo Horizonte e o entroncamento com a BR 262, em João Monlevade.

(Divulgação)

MANUTENÇÃO E  SEGURANÇA DA RODOVIA

O deputado Celinho  alertou que tem recebido muitas reclamações sobre o perigo de trafegar no trecho da 381 em Antônio Dias e as péssimas condições de tráfego em outros trechos que cortam o Vale do Aço.

O diretor do DNIT,  Davidson Carvalho respondeu que a perspectiva é entregar, no mínimo, 16 km de pista duplicada até o final do ano, e equacionar uma intervenção de 5 km próximos à Prainha, totalizando 21 km de obras.

Ele informou ainda que existem contratos de manutenção e recuperação funcional em 3 trechos – de BH-Ravena até Ipatinga. E que num prazo de 60 dias será realizada uma licitação para manutenção do trecho que liga Ipatinga à Governador Valadares.

Sobre as reclamações constantes, acerca dos quebra-molas e redutores de velocidade Davidson informou que são medidas de segurança e protetivas necessárias neste momento – mas assim que as obras forem concluídas serão retirados.

O deputado Celinho cobrou ainda a implantação de sinalização onde ela não existe e a melhoria nos pontos onde ela é deficitária e o Superintendente do DNIT se comprometeu a cobrar imediatamente da Empresa uma solução para os problemas de sinalização no trecho do lote 3.1 em Antônio Dias para solucionar a questão.

Para o deputado Celinho “graças ao envolvimento e a participação de todos, e a clareza dos dirigentes do DNIT, a reunião foi sucesso e as notícias são muito positivas. Agora é seguir os desdobramentos e acompanhar a execução das obras”.

COMPARTILHE:

publicidade