Search
Close this search box.

‘MovimenTEA’: Centro de Integração Autista organiza passeata de conscientização da causa em Ipatinga

‘MovimenTEA’: Centro de Integração Autista organiza passeata de conscientização da causa em Ipatinga
Foto: Divulgação
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O trajeto será percorrido por carreata, passeata, moto, ciclismo e patins

O Centro de Integração Autista (C.I.A) está organizando uma passeata para ser realizada na cidade de Ipatinga, no dia 7 de abril. Segundo os organizadores, o ‘MovimenTEA’ tem o objetivo de unir diversos grupos em benefício de uma única razão: promover a conscientização a respeito do Transtorno do Espectro Autista em Ipatinga.

O evento, inspirado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo comemorado no próximo dia 2, vai começar em frente ao campo do Itamaraty, no bairro Bethânia, a partir das 8h da manhã. O ponto de encontro irá reunir diversos grupos engajados com a causa autista: ciclistas, pilotos de moto, ativistas e simpatizantes da causa.

O trajeto será percorrido de diversas maneiras: carreata, passeata, moto, ciclismo e patins. Os participantes vão se encontrar no Parque Ipanema onde haverá um café da manhã compartilhado; outras apresentações também estão previstas para ocorrer na data que compõem esse importante movimento.

O MovimenTEA é uma ação promovida pelo CIA (Centro de Integração Autista) de Ipatinga. Essa é uma associação que existe desde 2012, formada por de pais e amigos dos autistas no município que tem como objetivo promover acolhimento, proteção e inclusão social para as pessoas com espectro autista e seus familiares

De acordo com José Geraldo Lacerda, pai de autista e um dos fundadores do CIA, a missão do MovimenTEA é engajar a comunidade do Vale do Aço com a realidade da causa autista, mobilizando diversos segmentos da sociedade no propósito de trazer consciência sobre os desafios de tantas famílias na região, em uma busca de aceitação, empatia e inclusão.

“Ao longo dos últimos anos a nossa associação tem promovido uma série de eventos, buscando a conscientização da população e promovendo a inclusão da pessoa com espectro autista, além de pressionar o poder público para que promova políticas voltadas às pessoas com TEA”, explica.

 

Sobre o autismo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. É parte de um grupo de condições conhecidas como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), que podem variar em suas manifestações.

As características do autismo podem incluir dificuldades na comunicação verbal e não verbal, dificuldades na interação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Essas características geralmente se manifestam nos primeiros anos de vida e podem persistir ao longo da vida da pessoa.

O que causa o Transtorno do Espectro Autista ainda não é completamente compreendido e parece ser multifatorial, envolvendo uma combinação complexa de fatores genéticos e ambientais. Alguns dos fatores que podem desempenhar um papel no surgimento do autismo, incluem: genética; fatores ambientais (podem incluir complicações durante a gravidez ou o parto, exposição a toxinas ambientais, infecções durante a gravidez); interações gene-ambiente e diferenças estruturais e funcionais no cérebro.

Embora muito tenha sido descoberto sobre o autismo nas últimas décadas, ainda há muito a aprender sobre suas causas e mecanismos subjacentes. A pesquisa dos profissionais da saúde continua a explorar essas questões complexas para melhor entender o TEA.

O Transtorno do Espectro Autista é altamente variável e cada pessoa com autismo é única, com suas próprias forças e desafios. O diagnóstico precoce e a intervenção adequada, como terapias comportamentais e educacionais, podem ajudar a melhorar os resultados e a qualidade de vida das pessoas autistas.

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade