Search
Close this search box.

Centro de Atendimento Psicológico do Unileste oferece serviços gratuitos à comunidade

Foto: Unileste
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

As inscrições são abertas ao público geral, com chamada especial para o cadastro de pacientes infanto-juvenis

O Centro de Atendimento Psicológico (CAP) do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), localizado no campus Coronel Fabriciano, oferece serviços gratuitos à comunidade, com atendimentos individuais e em grupo, orientação profissional, psicoterapias em diversas abordagens teóricas, avaliação psicológica, plantão e aconselhamento psicológico, psicologia familiar e do trabalho.

De acordo com o coordenador do curso de Psicologia, Dr. Eustáquio José de Souza Jr., “as condições psicológicas das pessoas correspondem às exigências e modos de organização da nossa sociedade”. Eustáquio também destaca que “temos observado que a assistência psicológica, cada vez mais, ocupa um lugar central na proteção e no desenvolvimento das pessoas em contextos sociais, educacionais, laborais e familiares”. O coordenador afirma que o CAP oferece um espaço de acolhimento e cuidado para a comunidade, atento ao seu papel dentro da nossa sociedade, além de contribuir para a formação dos futuros psicólogos.

A importância da acuidade mental

Estar mentalmente saudável vai além da ausência de doenças. Segundo a OMS, é um estado de bem-estar que permite ao indivíduo exercer suas habilidades, lidar com os desafios da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade.

Pesquisa do Instituto Ipsos (multinacional de pesquisa e consultoria com sede na França) revela o aumento da preocupação com a saúde mental: em 2018, 18% dos entrevistados a mencionavam como principal problema. Em 2023, esse número subiu para 44%, demonstrando a importância de cuidar da mente.

O CAP como referência em cuidado mental

O CAP do Unileste se destaca como referência em cuidado mental no Vale do Aço por diversos motivos:

  • Atendimento gratuito e de qualidade: A comunidade tem acesso a serviços psicológicos de alto nível sem custos.
  • Diversidade de serviços: O CAP oferece uma gama completa de serviços para atender às diferentes necessidades da população.
  • Profissionais qualificados: Os atendimentos são realizados por alunos do curso de Psicologia supervisionados por professores experientes.
  • Espaço acolhedor: O CAP oferece um ambiente seguro e acolhedor para que as pessoas se sintam confortáveis para falar sobre seus problemas.

Atendimentos oferecidos

O Centro oferece diversos serviços com agendamento prévio, atendendo às necessidades específicas de cada indivíduo:

  • Avaliação psicológica: realizada por profissionais experientes, que identificam as necessidades e características de cada indivíduo.
  • Orientação profissional: auxilia na escolha da carreira mais adequada, considerando os interesses, habilidades e personalidade do indivíduo.
  • Psicoterapias em diversas abordagens teóricas: terapia cognitivo-comportamental, psicanálise, terapia familiar, entre outras, para atender às diferentes demandas e necessidades.
  • Atendimentos individuais e em grupo: acompanhamento psicológico individualizado ou em grupo, de acordo com as necessidades de cada caso.
  • Psicologia familiar e do trabalho: intervenções que visam melhorar as relações familiares e o ambiente de trabalho.
As inscrições são abertas ao público geral (crianças, adolescentes, adultos e idosos), com chamada especial para o cadastro de pacientes infanto-juvenis. Para agendar um atendimento, basta entrar em contato com o CAP pelo telefone (31) 3846-5588 (WhatsApp).

Plantão Psicológico

O CAP também oferta Plantão Psicológico gratuito à toda população. Os atendimentos são realizados nos seguintes dias e horários:

  • Segundas: 19 às 22h
  • Quartas: 18 às 22h
  • Quintas: 18 às 20h
  • Sábados: 9 às 11h
  • Sextas-feiras: 20:30 às 21:45

No Plantão não é necessário agendamento prévio.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade