Search
Close this search box.

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL

Psicóloga Larissa Souza - Foto: Fernanda Nunes
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia de COVID-19.

Esses dados são alarmantes, mas retratam uma realidade que está muito próxima de nós. Todos nós conhecemos alguém que sofre com algum transtorno mental. Predisposição genética, experiências traumáticas, rotina exaustiva, perdas, relações tóxicas, enfim – são inúmeros os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de um transtorno mental. E todos nós podemos passar por isso em algum momento de nossas vidas.

Às vezes, com a infinidade de afazeres do dia-a-dia, deixamos de lado essa parte tão importante e fundamental para nossa saúde e bem-estar geral: nossa saúde mental. Sem ela, é impossível mantermos o equilíbrio e possuir qualidade de vida. Somos seres biopsicossociais. Tudo em nós está interligado e, se uma parte não está bem, o restante não irá funcionar adequadamente.

Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, ter uma boa noite de sono, reservar momentos para descanso e lazer são alguns hábitos que contribuem para nossa saúde mental. Além disso, é imprescindível buscar ajuda profissional quando percebermos que algo não vai bem, tanto no aspecto físico quanto no emocional. Nosso corpo dá sinais, e devemos estar atentos a eles. Cuide-se. Priorizar o seu bem-estar é fundamental!

 

 

Por:

 

Larissa Souza e Silva

Psicóloga – CRP 04/53514

Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

@larissasouzapsi

[email protected]

COMPARTILHE:

publicidade