Search
Close this search box.

Shopping Vale do Aço recebe exposição em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Shopping Vale do Aço recebe exposição em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Foto: Divulgação
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Tema será abordado mundialmente no mês em que se comemora a data

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, ganhou uma atenção especial no Shopping Vale do Aço. Em homenagem à data, o shopping recebe a Exposição “O Amor em Oportunidades de Inclusão – Chega de Rótulos”, promovida pela Rede de Amigos T21 Vale do Aço. A mostra começou a ser exibida nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 24 de março, no segundo piso do empreendimento, em frente ao Salão Gil Minogue. A iniciativa busca promover uma reflexão sobre a inclusão, o respeito à diversidade e, principalmente, ao fim dos estereótipos tão presentes na sociedade.

“A ideia é mostrar que pessoas com Síndrome de Down são como qualquer outra pessoa, com suas individualidades e potencialidades, e carregam diversos estereótipos por falta de conhecimento ou preconceito presentes em nossa sociedade”, afirma Jacqueline Sarnaglia, representante da Rede de Amigos T21 Vale do Aço.

Jacqueline destaca que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética que causa algumas características físicas e de desenvolvimento. “É importante desmistificar os mitos e crenças negativas que existem sobre a Síndrome de Down. Diariamente somos impactados pelo capacitismo, que é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência, e a exposição apresentará diversos exemplos destas situações”, afirmou a organizadora.

“Um dos pilares do Shopping Vale do Aço é promover um ambiente inclusivo e acolhedor para todos e esta exposição é uma oportunidade de promover uma maior compreensão e aceitação da diversidade para a nossa comunidade. Estamos honrados em fazer parte deste movimento e esperamos que os visitantes se sintam tocados e possam mudar o seu olhar acerca do tema.”, afirma Priscila Coelho, gerente de marketing do Shopping Vale do Aço.

A exposição conta com 28 imagens que retratam pessoas com Síndrome de Down e suas famílias em fotografias de autoria da fotógrafa Damille Barros, além de fotos de acervo pessoal das famílias. A visitação é gratuita durante todo o funcionamento do centro de compras.

Rede de Amigos T21 Vale do Aço

A Rede de Amigos T21 Vale do Aço é composta por familiares de pessoas com Síndrome de Down que promovem, desde 2018, eventos e ações de caráter informativo, de inclusão, socialização e recreação, dentre outros, abordando o tema da Síndrome de Down (T21).

De acordo com Jacqueline, o maior desejo do grupo é que essas ações realizadas possam desmistificar os diversos paradigmas criados e repetidos ao longo dos anos. “Buscamos uma mudança no olhar para a pessoa com Síndrome de Down (T21), focando em suas potencialidades, enxergando primeiro a pessoa e depois a deficiência. Enfim, levando mais informação, que acreditamos ser o maior canal para diminuir o preconceito”, finalizou.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade