Search
Close this search box.

SAÚDE MENTAL DA PESSOA IDOSA

Foto: Fernanda Nunes
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

De acordo com o Censo Demográfico 2022 (IBGE), a população idosa de 60 anos ou mais no Brasil é de 32.113.490 (15,6%), um aumento de 56,0% em relação a 2010, quando era de 20.590.597 (10,8%). Esses dados nos mostram o quanto a expectativa de vida vem aumentando. Para que isso aconteça, sabemos que é de extrema importância a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, cuidar da saúde de modo geral. E, nesses cuidados com a saúde, é fundamental que se inclua a atenção à saúde mental.

 

Com o passar dos anos, é natural que ocorram algumas mudanças no corpo, como parte do processo de envelhecimento. Dentre elas, podemos citar a diminuição da visão, a perda ou aumento de peso, alterações na capacidade de locomoção, dentre outras. Vivenciar essas mudanças pode ser difícil para algumas pessoas, o que pode afetar o seu emocional. Além disso, a perda da autonomia, questões relacionadas aos vínculos familiares e sociais (como a saída dos filhos e netos de casa e a perda de pessoas queridas) e o afastamento das atividades laborais, seja pela aposentadoria ou por limitações de saúde, também são fatores que podem contribuir para o adoecimento emocional da pessoa idosa.

 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, os idosos lideram o ranking dos quadros depressivos entre os brasileiros. De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2018, há alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Isso nos mostra o quão fundamental é falarmos sobre a saúde mental da pessoa idosa, assim como traz a necessidade de ficarmos atentos às pessoas que estão à nossa volta. Sintomas como tristeza profunda, choro constante, desânimo, mudanças no sono e/ou apetite, alterações de humor e isolamento social podem indicar a presença de adoecimento emocional. Ao serem percebidos os sinais, é imprescindível a busca por ajuda profissional.

 

Não se esqueça: cuidar da saúde mental é importante em TODAS as fases da vida.

 

 

Por:

Larissa Souza e Silva

Psicóloga – CRP 04/53514

Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

@larissasouzapsi

psicologa.larissasouza@gmail.com

COMPARTILHE:

publicidade