Search
Close this search box.

Solenidade marca a inauguração do sistema de vídeo-monitoramento em Timóteo

Solenidade marca a inauguração do sistema de vídeo-monitoramento em Timóteo
Foto: PMT
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O projeto prevê ao todo 63 pontos de observação em toda a cidade

Foi inaugurado oficialmente na tarde desta quinta-feira (11) o projeto “Cinturão de Segurança Integrada de Timóteo” que é um sistema de videomonitoramento por meio de câmeras de segurança espalhas por diversos pontos da cidade.

A solenidade de inauguração ocorreu na sede da 85ª Cia. de Polícia Militar, localizada no bairro Primavera, e reuniu o prefeito de Timóteo Douglas Willkys; o comandante da 58º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Fabrício  Pereira Silva; o comandante da 85ª Cia. PM, Major Maciel; o diretor do Foro da Comarca e titular da 2ª Vara Civil, juiz de Direito Maycon Jesus Barcelos; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública Edward Garzon (Consep); representantes do Ministério Público de Minas Gerais, da Prefeitura, da Polícia Civil, da Polícia Penal, do Corpo de Bombeiros, da Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL); de clubes de serviço; da sociedade civil organizada; e imprensa.

O Cinturão de Segurança Pública é uma plataforma integrada que inclui também Coronel Fabriciano, Ipatinga e Antônio Dias além de Timóteo. Os municípios de Marliéria e Jaguaraçu também devem aderir ao sistema que conta com inteligência artificial e estará ligada em rede aos sistemas Hélios da PMMG e Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O sistema foi implantado pela empresa Olho Vivo Brasil.

Em uma primeira etapa foram instaladas 21 câmeras nas principais vias de acesso de Timóteo, centro comercial, corredores viários e praças públicas. O projeto prevê ao todo 63 pontos de observação em toda a cidade. Para viabilizar o projeto foi firmada uma parceria envolvendo o Consep, o Poder Judiciário, a Polícia Militar e a Prefeitura de Timóteo. O sistema será mantido com recursos da Administração Municipal e do Consep, por meio de repasses da Justiça.

Para o major Maciel, que fez a apresentação do sistema, ele será muito útil para ações preventivas e também para a identificação de autores que cometeram crimes além de produzir provas para Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. O sistema possui um software que faz a leitura de placas de veículos, reconhecimento facial de motoristas além de outras aplicações que serão fundamentais para a atuação das forças de segurança do Vale do Aço.

Para o juiz de Direito Maycon Barcelos o sistema vai agregar valor nas investigações criminais e será de grande importância para o sistema judiciário. “Esse sistema de videomonitoramento é fundamental para garantir a segurança de toda a sociedade”, destacou.

O prefeito Douglas Willkys se disse honrado em fazer parte desse momento histórico por sua relevância para a segurança pública. Ele lembrou que a inciativa é resultado de um esforço conjunto de várias instituições. “Esse sistema nos remete ao futuro pela modernidade da tecnologia empregada. O nosso desafio a partir de agora é garantir a manutenção do que foi feito e trabalhar para implantar mais câmeras”, destaco o prefeito Douglas. Ele aproveitou para anunciar a cessão pelo Município de mais uma câmera móvel que será acoplada em uma viatura da Polícia Militar.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE: