Search
Close this search box.

Simulado Enem do Unileste prepara mais de 1 mil estudantes da rede pública de ensino

Simulado Enem do Unileste prepara mais de 1 mil estudantes da rede pública de ensino
Foto: Divulgação / Unileste
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Criado em 2017, projeto institucional já beneficiou mais de 7 mil estudantes da RMVA

Iniciou nesta segunda (28), um importante projeto educacional na Região Metropolitana do Vale do Aço: o Simulado Enem, do Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais). Ao todo, nove escolas públicas da região recebem o projeto, aplicado de forma presencial e gratuita, com participação de mais de 1.300 estudantes do 3º ano do ensino médio.

Criado em 2017, o projeto tem como objetivo auxiliar os estudantes de escolas públicas a se prepararem para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Com a aplicação do simulado a expectativa é aumentar ainda mais a capacidade dos estudantes para obtenção de um bom desempenho nas provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

De acordo com o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, mais do que uma simples avaliação do conhecimento adquirido, a ação visa proporcionar aos estudantes uma experiência completa do processo de realização do Enem. “Ao enfrentar as provas em condições semelhantes às do exame oficial, os participantes têm a oportunidade de se familiarizarem com o ambiente, o formato e tamanho das questões, a gestão do tempo e a pressão emocional. Isso contribui significativamente para diminuir a ansiedade e o nervosismo que muitas vezes acompanham os estudantes durante a realização de exames tão importantes”, pontuou. 

Os estudantes participantes terão acesso ao caderno de provas e cartão resposta semelhantes aos aplicados no Enem – em condições similares às do exame oficial –, as correções das provas de múltipla escolha e a redação também utilizam o mesmo sistema de apuração do exame, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Já as escolas, recebem relatórios geral e individual dos seus alunos, o que permite analisar quais conteúdos, metodologias e áreas do conhecimento o estudante, a turma ou mesmo a escola precisa de reforço ou reformulação e, também, os que têm tido bons resultados. Os participantes também têm acesso à plataforma onde poderão conferir gabaritos, resolução das questões e outros exercícios relacionados a cada área, caso queiram se preparar ainda mais.

O Simulado Enem do Unileste surge como uma plataforma fundamental, não apenas para avaliar a preparação acadêmica, mas para proporcionar aos estudantes uma experiência abrangente do Enem. Por meio destas iniciativas, o Centro Universitário continua e amplia o seu compromisso social de formar cidadãos capazes e confiantes, preparados para se destacarem no ensino superior e no mundo do trabalho.

Importância de se preparar para o Enem

Atualmente, o resultado do Exame Nacional substitui o processo seletivo de muitas instituições públicas e privadas de todo país, além de possibilitar chances de bolsas em instituições de ensino superior particulares e a financiamentos, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

No Unileste, os estudantes participantes, além de concorrerem a bolsas de até 100%, dependendo do seu desempenho no simulado, têm a oportunidade de substituir a prova do vestibular utilizando o resultado do simulado, se alcançarem resultados estabelecidos como pré-requisito, além de garantirem descontos nas mensalidades, que variam de acordo com a nota obtida pelo candidato. Saiba mais em unileste.catolica.edu.br.

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade