Search
Close this search box.

Buscas por adolescente desaparecido em Antônio Dias entram no terceiro dia

Buscas por adolescente desaparecido em Antônio Dias entram no terceiro dia
Foto: Divulgação/Bombeiros
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O Corpo de Bombeiros iniciou, às 6h desta terça-feira (27), o terceiro dia de buscas por Luan Gonçalves Rodrigues, de 12 anos, soterrado por deslizamento na cidade de Antônio Dias, no Vale do Aço, nas primeiras horas da madrugada de domingo (25). Até a noite dessa segunda-feira (26), quando os trabalhos foram suspensos, três corpos foram encontrados na região da Vila Carvalho.

Ao anunciar a paralisação dos trabalhos no fim do dia na segunda-feira, os bombeiros informaram que toda a área nas proximidades das residências foram vistoriadas pelas equipes de resgate e que a partir desta terça, uma nova estratégia será realizada. As ações serão concentradas em uma parte mais avançada, nas proximidades do rio. Uma nova equipe se preparava para o retorno das atividades nesta manhã.

Até essa segunda-feira, uma das técnicas utilizadas pelo Corpo de Bombeiros no local era a de desmanche hidráulico. Nessa situação, os militares usam jatos de água para dispensarem a lama e não usam maquinário pesado. Na corporação, essa técnica é utilizada principalmente nas primeiras horas após o deslizamento, já que caso haja alguma vítima soterrada em algum bolsão de ar, que consiga respirar, o desmanche hidráulico é mais seguro. As buscas em Brumadinho, após o rompimento da barragem da Vale em 2019, e na Vila Bernadete, em Belo Horizonte, durante a “chuva de mil anos” em 2020, também utilizaram desse método.

A última atualização da Defesa Civil municipal apontava, ainda, que das 11 pessoas socorridas com vida após o deslizamento, duas ainda permanecem internadas, sendo uma em estado grave.

Menino voltou ao local para tentar salvar o pai

No dia da tragédia, Luan Gonçalves Rodrigues, de 12 anos, teria chegado a deixar o imóvel e foi até uma parte mais alta, mas acabou voltando para tentar salvar o seu pai, que ajudava outras vítimas do deslizamento de terra.

De acordo com O Tempo, o pai de Luan, Cláudio Rodrigues, ficou preso a uma árvore e foi resgatado por moradores. “A confraternização do Natal ocorria na casa dele. Quem resgatou o Cláudio contou que ele estava já sem forças e quase se entregando”, detalhou uma moradora da região.

Além do filho desaparecido, Rodrigues, também perdeu as duas irmãs na tragédia. Marli Custódio dos Santos, de 51 anos, e Aparecida de Fátima Rodrigues, de 54 anos, tiveram os corpos encontrados ainda no domingo de Natal (25) quando ocorreu o deslizamento. O enterro das duas ocorreu na tarde desta segunda-feira (26).

A outra mulher que morreu é a jovem Bruna Santiago de Paula, de 18 anos. Ela era de Timóteo, na mesma região, e estava passando o Natal com o namorado. O jovem ficou internado em estado grave. Ao todo, foram 15 vítimas de quatro residências atingidas. Nove pessoas foram hospitalizadas e três permanecem internadas.

Minas Gerais já tem 13 pessoas mortas neste período chuvoso de 2022 e 2023, segundo a Defesa Civil do Estado. Os dados desta segunda-feira contabilizam três óbitos em Antônio Dias. A Defesa Civil também contabilizou as duas mortes em Grão Mogol, no Norte de Minas.

Na virada do sábado para o domingo, após uma chuva intensa, um veículo com quatro ocupantes foi arrastado pelas águas de um córrego denominado Vasco, que devido ao alto volume de chuvas passava por cima da estrada vicinal, na fazenda de mesmo nome do riacho, zona rural do município.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

 

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade