Search
Close this search box.

Timóteo disponibiliza vacina contra a raiva em humanos

Timóteo disponibiliza vacinas contra a raiva em humanos
Imagem: Divulgação PMT
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo passou a disponibilizar,  desde novembro,  a Vacina Antirrábica Humana (VARH) no município. Anteriormente os pacientes atendidos nas Unidades de Saúde, UPA ou Hospital e Maternidade Vital Brazil precisavam se deslocar ao Município de Coronel Fabriciano para tomar as doses e completar o esquema vacinal. Porém, a partir de novembro, em alinhamento com a Superintendência Regional de Saúde, o município retomou a oferta das doses no Centro de Saúde João Otávio (Avenida 20, nº 136 – 2º andar, Bairro Olaria).

Na época, a estratégia foi centralizar as doses mediante a realidade de redução no abastecimento. A distribuição da vacina por parte da Regional de Saúde foi reestabelecida, porém a logística no município ainda não tinha sido retomada. Muitos pacientes tinham dificuldades de deslocamento até a Unidade de Coronel Fabriciano para ser vacinado, o que ocasionava o abandono do tratamento.

Eduardo Morais, Secretário de Saúde orienta que os pacientes feridos por cães, gatos ou morcegos com prescrição médica de doses da VARH, após o atendimento médico, seja em uma das UBS, UPA ou Hospital, deverão se dirigir ao Centro de Saúde João Otávio de segunda à sexta-feira, de 8 às 11 horas para iniciar o tratamento ou para completar o esquema vacinal. Aos sábados, domingos e feriados, a vacina permanece disponível na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, bairro Primavera.

“É importante destacar que o paciente deve, obrigatoriamente, ter em mãos a ficha de notificação/investigação de Raiva Humana preenchida pelo profissional da unidade de saúde onde tenha recebido o atendimento, além da prescrição médica e o cartão de vacina. É indispensável a apresentação do Cartão de vacina para que o profissional possa averiguar e orientar sobre as doses a serem administradas para o tratamento do paciente”, explica o secretário.

A Secretaria de Saúde Municipal informa ainda que todos os usuários do município de Timóteo além daqueles referenciados dos municípios da microrregião de CF/Timóteo sendo Marliéria, Jaguaraçu, Antônio Dias, Dionísio, Córrego Novo e Pingo D’Água deverão estar de posse da prescrição das doses da VARH, além das demais documentações necessárias.

 

Como proceder em caso de ferimento por cães, gatos ou morcegos?

Quem for ferido por mordidas, arranhões de cães, gatos ou morcegos deve lavar o local afetado com muita água e sabão para impedir que as bactérias da saliva do animal se espalhem, evitando o aparecimento de complicações maiores. Além de procurar o hospital ou unidade de saúde mais próximo de casa para fazer a notificação da ocorrência e receber atendimento médico.

Toda mordida de animal, sem exceção, deve ter atenção e atendimento assistencial. Elas podem causar infecções fatais. Vermelhidão, inchaço, dor e dificuldades para mover a mão são sinais de que pode existir uma infecção e é preciso buscar cuidado.

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade