Search
Close this search box.

Minas tem 3 milhões de pessoas com dose de reforço atrasada

Foto: Uarlen Valério
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Terceira aplicação é fundamental para evitar sintomas graves provocados pela Covid. Pode receber o reforço quem tomou segunda dose há 4 meses

 

Minas Gerais já registrou 5,7 milhões de doses de reforço aplicadas, fator que pode ter sido fundamental para que o grande pico de casos de Covid de janeiro não tenha se revertido em um colapso no sistema de saúde. Dessa forma, 35% da população adulta no Estado já está com esquema vacinal reforçado e com sistema imunológico mais preparado para a variante ômicron.

Mesmo assim, uma estimativa Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) indica que cerca de 3 milhões de pessoas estejam em atraso com a dose de reforço em território mineiro. Podem receber a terceira aplicação quem tomou a segunda dose há mais de quatro meses.

Claro que há um grande contingente de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus nas últimas semanas e vão ter de esperar 30 dias para tomar a dose de reforço, mas fica um alerta, especialmente para os idosos e pessoas com doenças crônicas, que são mais vulneráveis a complicações da Covid quando não estão com o esquema vacinal em dia.

“No que se refere à imunização infantil, percebemos uma aceleração na última semana, mas queremos avançar ainda mais. Já sobre a imunização dos adultos, cerca de 2,4 milhões de mineiros ainda estão sem a segunda dose da vacina contra covid. Por isso, precisamos garantir a vacinação infantil e a dose de reforço da população, para termos certeza de que os mineiros estão protegidos”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (10).

 

 

 

 

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade