Search
Close this search box.

Acusado de lavagem de dinheiro, George Santos, deputado brasileiro nos EUA, é preso

Imagem: reprodução redes sociais
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O congressista republicano dos Estados Unidos George Santos, 34 anos, se entregou às autoridades no tribunal federal de Long Island, na manhã desta quarta-feira (10) e está sob custódia. O político, de origem brasileira, é acusado de assédio, fraude, lavagem de dinheiro, roubo de recurso público, declarações falsas à Câmara dos Deputados e de ter falsificado a própria biografia durante a campanha.

As acusações contra o deputado de Nova York foram entregues na segunda-feira (8) por um grande júri federal em Central Islip e o caso foi mantido em sigilo. Na terça-feira (9), meios de comunicação estadunidenses noticiaram que ele era alvo de processo na justiça federal, mas sem informar as alegações.

De acordo com reportagem do The New York Times, de 2022, o acusado teria inventado boa parte de sua biografia, incluindo o nome real, religião (ele alegava ser judeu), escolaridade e experiência de trabalho ao disputar as eleições legislativas do ano passado.

Já com relação às outras acusações, como a de desviar e falsificar recursos da campanha e a de ter assediado um homem que supostamente recebeu uma oferta de emprego de seu escritório, o deputado não se manifestou publicamente.

Diante da situação, alguns congressistas já encaminharam pedidos para que Santos renunciasse ao cargo. No entanto, o brasileiro descartou a possibilidade e pretende continuar no Congresso. O presidente da Câmara de Representantes, o republicano Kevin McCarthy, afirmou que “revisaria as acusações” antes de considerar se George deverá ou não ser afastado do Congresso.

Ainda segundo o The New York Times, na tarde desta quarta-feira, o acusado deverá ser indiciado perante a juíza magistrada dos Estados Unidos Arlene R. Lindsay, em Central Islip.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

Fonte: GZH

COMPARTILHE:

publicidade