Search
Close this search box.

Dilma deve assumir presidência do Banco dos Brics

Dilma contou com a articulação de Lula para ter o nome consolidado no Banco dos Brics
Dilma contou com a articulação de Lula para ter o nome consolidado no Banco dos Brics — Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Interlocutores do governo Lula disseram que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem tratado para Marcos Troyjo renúnciar ao cargo

 

A ex-presidente da República Dilma Roussef deve comandar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). A instituição financeira é conhecida como “Banco dos Brics”, que é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A petista deve substituir o economista e diplomata Marcos Troyjo, que foi indicado pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro em 2020.

Interlocutores do governo Lula disseram que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem tratado com Troyjo sobre a renúncia dele ao cargo. O diplomata deve renunciar para integrar a equipe de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), no governo de São Paulo. As informações foram adiantas pela revista Exame e CNN.

Pelo rodízio acertado entre os países membros dos Brics, o Brasil comandaria o NBD entre 2020 e 2025. A indicação de Dilma deve ser oficializada até o final de fevereiro.

O Novo Banco de Desenvolvimento foi criado em 2014 e passou a funcionar em 2016. O objetivo é financiar projetos obras que que contribuam para o crescimento dos países membros.

Ex-presidente da República entre os anos de 2011 e 2016, Dilma Rousseff tem formação em Economia. A petista foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil durante os dois primeiros mandatos de Lula.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade