Search
Close this search box.

RS registra mais duas mortes por leptospirose

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

RS já registra 15 vítimas por leptospirose após enchentes

Na última quarta-feira (05), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul (RS) registrou mais duas mortes por leptospirose. As vítimas são dois homens, de 50 e 51 anos, que tiveram contato com a água das enchentes que atingiram o estado.

Até este momento, todas as 15 mortes que o RS registrou são do sexo masculino. Nesse sentido, na útima terça-feira (04), o RS registrou outras cinco mortes por leptospirose.

Assim, Novo Hamburgo e Porto Alegre contabilizam duas mortes por leptospirose. além disso, os municípios de Viamão, Venâncio Aires, Cachoeirinha, Canoas, Travesseiro, São Leopoldo, Alvorada, Três Coroas, Encantado, Sapucaia do Sul, e Igrejinha registram uma vítima cada.

O estado, atualmente, conta com 242 casos da doença e quatro óbitos passam por investigação.

Leptospirose no RS

A leptospirose transmite-se através da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, que estão infectados pela bactéria. Sendo uma doença infecciosa fabril aguda, os principais sintomas são febre, dor de cabeça e dor muscular.

Além disso, algumas pessoas podem sentir falta de apetite e registrar casos de náuseas e/ou vômitos.

Já na fase tardia da doença, o paciente pode desenvolver insuficiência renal, hemorragias, lesão pulmonar e sangramento maciço, tosse seca e dispneia. Também são sintomas tardios a síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) e manifestações hemorrágicas no pulmão, pele, mucosas, órgãos e sistema nervoso central.

Foto destaque: Reprodução/Lauro Alves

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE: