Search
Close this search box.

Black Friday: especialista dá dicas para não estourar o cartão

Black Friday: especialista dá dicas para não estourar o cartão
Cartão de crédito é boa opção, mas deve ser usado com planejamento na Black Friday — Foto: Reprodução/Suno
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Planejamento, pesquisa e uso correto do parcelamento são dicas fundamentais para optar ou não pela compra durante a onda de promoções

 

A Black Friday acontece nesta sexta-feira (25) e promete ser mais uma data movimentada para o comércio. Diante das promoções que seduzem o cliente, o brasileiro, mais uma vez, precisa se planejar para não acumular dívidas no cartão de crédito e enforcar o orçamento mensal. Para o coordenador do MBA em Finanças do Ibmec BH, Fabiano Santos, o fundamental é usar o parcelamento da maneira correta.

“A primeira coisa é avaliar se realmente existe a necessidade desse consumo. Nós estamos vivendo um momento de incerteza da economia brasileira, diante da troca de governo e da taxa de juros muito elevada. Especialmente se for uma compra parcelada, todo cuidado é pouco. Além disso, as famílias brasileiras estão muito endividadas. É o que aponta o relatório da Serasa. Não é porque está na promoção, que está barato, que a gente precisa comprar”, diz o especialista.

A alta taxa de juros é a maior preocupação de Fabiano durante a Black Friday. O Banco Central mantém a Selic 13,75% ao ano, o que eleva ainda mais os juros do cartão de crédito. A maior taxa desde outubro de 2016 é uma tentativa da instituição financeira controlar a inflação brasileira, desestimulando o consumo da população.

Apesar da alta taxa de juros, Fabiano Santos não acredita que a Black Friday deste ano terá resultados ruins para o comércio. A Copa do Mundo pode ser mais um fator para estimular o consumidor a comprar na data, principalmente televisores e itens de decoração. Ainda assim, acompanhar as suas transações bancárias é fundamental.

O professor também alerta o consumidor para pesquisar os produtos antes de comprar. As estratégias de marketing irregulares são comuns durante a Black Friday. Uma determinada promoção que, na verdade, oferece gato por lebre. “Um outro ponto é acompanhar direitinho o seu o seu consumo no cartão já de uma vez para evitar qualquer surpresa no final”, aconselha.

Para o professor, no entanto, o cartão de crédito não é só inimigo, sobretudo em um cenário no qual as famílias estão com o orçamento tão apertado. Se for bem usado, o parcelamento pode ser uma ótima opção. “Você pode diferir os pagamentos, você pode auferir rendimentos no presente momento e parcelar uma compra. Então, se você usa da maneira correta, pode ser muito bom, desde que você consiga parcelar a compra sem juros. Mas, se você não sabe usá-lo, se você se perde no consumo, o cartão de crédito também é uma ferramenta que te induz ao consumo. Ele dá uma falsa impressão de que você tem mais disponibilidade de dinheiro para gastar”, completa.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade