Close this search box.

Asteroide passará próximo à Terra neste sábado (29)

O asteroide chama-se 2024 MK

Há pouco mais de uma semana, alguns cientistas descobriram que o asteroide 2024 MK passaria próximo à Terra neste sábado (29). Nesse sentido, o asteroide tem um diâmetro entre 120m e 260m e vai passar a 290 mil km do planeta, mais próximo que a Lua.

Apesar de ser um asteroide grande, os cientistas afirmaram que não há risco de colisão com a Terra. O que representa um alívio, uma vez que um asteroide com 20m de diâmetro causaria danos ao solo. No caso, o 2024 MK tem seis vezes esse tamanho.

No entanto, existe uma grande preocupação com sua descoberta tardia – apenas alguns dias antes de sua passagem. Dessa forma, os cientistas acreditam que este acontecimento é um alerta para a necessidade de aprimorar as tecnologias na órbita da Terra.

Assim, com o auxílio de um telescópio, será possível observar a passagem do objeto.

Curiosamente, o 2024 MK passará no mesmo dia que comemora-se o Dia do Asteroide, em 29 de junho.

A escolha da data aconteceu pela ONU, após a ocorrência da maior colisão de um asteroide na Terra. Em 1908, na Sibéria, o objeto caiu e derrubou cerca de 80 milhões de árvores.

Por sorte, parte da Europa escapou (graças a uma pequena diferença de tempo e na rotação da Terra). Caso contrário, o objeto teria colidido com uma área densamente povoada.

Foto destaque: Reprodução/ANDRZEJ WOJCICKI