Search
Close this search box.

Lula defende criação de moeda comum entre países do Mercosul: ‘Por que não?’

Lula defende criação de moeda comum entre países do Mercosul: 'Por que não?'
Crédito: Presidência da República
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O petista cumpre agenda oficial na Argentina, a primeira viagem internacional do seu mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a criação de uma moeda comum entre os países do Mercosul, bem como dos Brics, de maneira que os integrantes dos blocos econômicos não sejam tão dependentes do dólar.

A declaração ocorreu nesta segunda-feira (23) na Casa Rosada, sede do poder Executivo da Argentina, onde o petista cumpre sua primeira agenda internacional no mandato.

“Se dependesse de mim, a gente teria comércio exterior sempre na moeda dos outros países para que a gente não precise depender do dólar. Por que não tentar criar uma moeda comum? entre os países do Mercosul? e dos países Brics?”.

O presidente da República considerou necessários que isso aconteça, uma vez que, segundo avaliou, muito países têm dificuldade de adquirir o dólar. A moeda americana é utilizada como parâmetro no comércio exterior.

Pelas discussões hoje em curso, essa moeda não substituiria os atuais real e peso, que continuariam existindo, sendo diferente do que se dá, por exemplo, com o Euro, na União Européia, que transformou-se em uma moeda única. O ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad (PT), já rechaçou que essa seja uma possibilidade.

O tema também não é novidade no governo. Paulo Guedes, como então ministro da Economia, afirmou que o Mercosul deveria ter uma moeda única aos moldes da União Europeia, durante uma reunião com a comissão de Relações Exteriores do Senado, em agosto de 2021. Guedes chegou a dizer que o Brasil seria a Alemanha do bloco.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

 

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade