Search
Close this search box.

Morre Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética

Morre Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética
Imagem: Reprodução / PNA HOBOCTN
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Mikhail Gorbachev, o presidente russo que comandou a abertura política, econômica e social da União Soviética, morreu nesta terça-feira (30), segundo a imprensa russa. Ele tinha 91 anos de idade. Após as mudanças implementadas por ele em território soviético, a Guerra Fria ruiu, levando ao fim da união dos países socialistas.

Gorbachev foi chefe de Estado do país de 1988 a 1991, na posição de Presidente do Presidium do Soviete Supremo de 1988 a 1989, Presidente do Soviete Supremo de 1989 a 1990 e Presidente da União Soviética de 1990 a 1991.

As reformas políticas de Gorbatchev introduziram eleições para o Soviete Supremo e comitês regionais, o término da perseguição a dissidentes, a remoção da censura na mídia e em trabalhos culturais. Essas mudanças políticas ganharam o nome de Glasnost.

Ele também foi o grande responsável pela Peresroika, conjunto de mudanças econômicas que visavam uma reestruturação na União soviética, que passava por uma crise econômica na década de 1980. A intenção era oferecer uma maior liberdade aos trabalhadores nas relações de consumo.

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade