Search
Close this search box.

Jack Daniel’s abre centro de distribuição em Minas Gerais

reprodução redes sociais
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Empresa usará centro de distribuição em Extrema para atender a maior parte do país

A norte-americana Brown-Forman será a mais nova empresa a instalar um centro de distribuição (CD) em Minas Gerais, no município de Extrema, no Sul do estado. O protocolo de intenções com o Governo de Minas já foi assinado, com intermediação da Invest Minas. A empresa de bebidas, presente em 170 países, comercializa marcas de sucesso no mercado internacional, como os uísques Jack Daniel’s e Old Forester, as tequilas Herradura e El Jimador, além da vodka Finlandia.

“A chegada desta companhia de grande atuação no mercado mundial representa mais um marco de desenvolvimento e vai impulsionar ainda mais a geração de emprego e renda para os mineiros. A vinda de novos negócios e a expansão de empresas já instaladas no estado são provas que nossos esforços para desburocratizar e facilitar a vida dos empreendedores estão dando resultados na prática. Minas se tornou o melhor lugar para investir”, observa o governador Romeu Zema.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o compromisso do Governo do Estado é cumprir a agenda de desenvolvimento econômico em todas as regiões, transformando Minas em estado amigo de quem empreende.

“Há um avanço nas políticas de atração de investimentos no estado, impulsionando o desenvolvimento econômico nos municípios. As estratégias implementadas geraram um ciclo virtuoso, registrando desempenho histórico e trazendo para Minas investimentos na ordem de R$ 193,7 bilhões, de 2019 até o momento. O valor recorde ultrapassou em 29% a meta para os quatros anos de gestão, que era de R$ 150 bilhões, representando a criação de 102 mil novos empregos diretos em Minas somente em 2021”, destaca o secretário.

Proximidade dos principais mercados

A Brown-Forman já possui um CD no estado de Santa Catarina, que será mantido. No entanto, a empresa viu a necessidade de estar mais próxima dos principais mercados, e Minas Gerais foi escolhida como opção ideal.

“A localização estratégica para o nosso negócio, com fácil e rápido acesso aos grandes centros, e o modelo de administração tributária que o Estado de Minas nos oferece pesaram na escolha por instalar nosso novo CD em Extrema”, afirmou Nilton Nunes, um dos gestores da empresa no Brasil.

A nova unidade será o ponto principal de distribuição de produtos da empresa, atendendo as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A projeção é que 80% do volume de vendas da Brown-Forman Brasil seja atendido por esse CD. Em 2020, a empresa comercializou mais de 540 mil caixas de bebidas para os brasileiros.

“É muito bom ver uma empresa com tamanha tradição no mercado internacional, presente em mais de 80% dos países, escolher Minas Gerais como local de uma nova unidade, buscando ganhar mais eficiência e competitividade. Cada vez mais empresas percebem as vantagens de se instalar aqui, trazendo consigo empregos e arrecadação para nosso estado”, afirma o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga

Apoios

Contando com o apoio da DHL, uma das gigantes mundiais do setor logístico, a Brown-Forman utilizará, inicialmente, as instalações de um dos condomínios já existentes em Extrema. A nova estrutura deve gerar cerca de dez empregos diretos e aproveitar toda a rede de serviços de transporte já instalada na cidade.

A empresa destacou também o empenho e a disposição do Governo de Minas para consolidar o projeto. “Um ponto importante a ser mencionado foi o suporte técnico dado a nós pela Secretaria de Estado de Fazenda e pela Invest Minas”, afirmou Nunes.

As operações do novo CD da Brown-Forman começam em março. A expectativa é que, até o fim deste semestre, tudo esteja funcionando por completo.

COMPARTILHE: