Search
Close this search box.

1º LIRAa de 2022 aponta alto risco de infestação por Aedes Aegypti em Ipatinga; veja os bairros

imagem: divulgação PMI
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Prefeitura de Ipatinga divulgou nesta terça-feira (12) o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, realizado na primeira semana do ano.

De acordo com o levantamento, o índice de infestação na cidade é de 6,1%, acendendo o alerta sobre uma possível infestação do mosquito. Segundo a OMS, o índice ideal é abaixo de 1%, de 1% a 3,9% é considerado médio risco e acima de 4% alto risco.

O levantamento ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. O bairro com maior infestação foi o Vila Celeste com o índice de 10,3%; seguido dos bairros Caravelas e Jardim Panorama com 9%;

Veja a lista:

Bairros com índice alto risco
– Vila Celeste – 10,3%
– Caravelas e Jardim Panorama – 9%
– Bom Jardim, Ferroviários, Horto, área industrial, região próxima à Usipa – 8,9%
– Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila – Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro e Parque Ipanema – 7,7%
– Esperança e Ideal, com 6%, Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira e Barra Alegre – 5,8%

Bairros com índice médio risco
– Veneza – 3,8%
– Granjas Vagalume e Bethânia – 3,4%
– Canaã 3,3%
– Cidade Nobre e Iguaçu com 1,9%

PLANEJAMENTO

De acordo com a secretaria de Saúde uma série de medidas já estão em andamento. A primeira é a intensificação do combate aos criadouros do mosquito, as ações também estão sendo programados para os bairros de maior incidência, além do reforço dos pulverizadores costais.

A gerente da Seção de Controle de Zoonoses, Eliane Garção, informa que a prevenção se completa com a eliminação de criadouros do mosquito:  recipientes que possam acumular água devem ser eliminados, cobertos ou mantidos com a boca para baixo. Isso inclui ralos externos, calhas, caixas d’água, reservatório de água pluvial (chuva), prato de vasos de plantas e mesmo o reservatório de degelo da geladeira.

SERVIÇOS:

Mais informações, dúvidas e denúncias podem ser feitas junto ao Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313.

COMPARTILHE:

publicidade