Search
Close this search box.

Romeu e Julieta de 1968 processam estúdio por cena de nudez; atores eram menores

Romeu e Julieta de 1968 processam estúdio por cena de nudez; atores eram menores
Olivia Hussey e Leonard Withing em cena da versão clássica de 'Romeu e Julieta' Imagem: Divulgação/Paramount
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Olivia Hussey e Leonard Whitting alegam que diretor Franco Zeffirelli os enganou

 

Olivia Hussey e Leonard Whitting, que estrelaram o clássico Romeu e Julieta de 1968, entraram com processo contra a Paramount Pictures por “exploração sexual e distribuição de imagens de nudez protagonizadas por menores de idade“. A informação é da Variety.

Hussey tinha 15 anos quando o longa foi gravado, e Whitting tinha 16. Em uma cena ambientada no quarto dos jovens amantes criados por William Shakespeare, o bumbum de Whitting e os seios de Hussey são mostrados – embora breve, o momento foi usado de maneira proeminente pela Paramount na campanha publicitária do longa.

No texto do processo, Hussey e Whitting alegam que o diretor Franco Zeffirelli violou suas confianças na feitura da cena. Segundo eles, o italiano originalmente havia dito que não haveria nudez no seu Romeu e Julieta – foi apenas alguns dias antes das filmagens que ele “implorou” aos seus atores para concordarem com a cena, dizendo explicitamente que o filme “seria um fracasso” se eles se recusassem a gravá-la.

Mesmo após a concordância dos atores, Zeffirelli teria mostrado a eles especificamente onde a câmera ficaria, garantindo que as partes íntimas dos atores seriam protegidas, e a nudez seria apenas insinuada. O autor italiano, que tinha 45 anos na época, morreu em 2019.

“O que foi dito a eles e o que aconteceu foram duas coisas diferentes. Eles confiaram em Franco, eram adolescentes que seguiram a liderança dele, sem imaginar que ele violaria a confiança que tinham construído. Franco era amigo deles e, francamente, aos 15 e 16 anos, o que eles poderiam fazer? Não havia opções. Não havia #MeToo“, disse o advogado Tony Marinozzi à Variety.

Os atores alegam terem sofrido “angústia mental e estresse emocional por conta da cena, além de terem perdido oportunidades de emprego devido à polêmica causada pelo lançamento do longa. Apesar do sucesso de Romeu e Julieta, que foi indicado a 4 Oscar (incluindo melhor filme e melhor direção), Hussey e Whitting não tiveram muitos papéis de destaque nas décadas que se seguiram.

O processo, que corre na corte de Santa Monica (EUA), busca compensação financeira para os dois protagonistas de Romeu e Julieta, estimada pelos advogados em até US$ 500 milhões.

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade