Search
Close this search box.

ABRIL AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

Foto: Fernanda Nunes
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Estamos no chamado “Abril Azul”, que é o Mês de Conscientização sobre o Autismo. No dia 2 de abril comemoramos, anualmente, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, e tem como objetivo levar informação à população, buscando reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que possuem o transtorno.

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação e comunicação social, assim como comportamentos restritos e repetitivos. Ele tem início nos primeiros anos da infância e persiste na adolescência e vida adulta, mas seus sintomas podem reduzir de modo considerável mediante tratamento. Existem muitos subtipos do transtorno e níveis de suporte que necessitam. Por isso, utiliza-se a palavra “espectro” – cada pessoa com TEA apresenta um diagnóstico singular, suas particularidades. Algumas pessoas conseguem ter vidas funcionais, estudar, trabalhar e se relacionar. Outras possuem muita dificuldade de interação com as pessoas e o mundo à sua volta, e podem necessitar de cuidados ao longo da vida. Além disso, em relação ao nível de funcionamento intelectual, pode variar de deficiência profunda a habilidades cognitivas superiores.

 

Um ponto extremamente importante de se destacar é o fato de que o autismo NÃO é uma doença. Portanto, não tem cura. O tratamento busca viabilizar a inserção social dos indivíduos e o desenvolvimento da autonomia, o que impacta positivamente no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com TEA.

 

Infelizmente, pessoas com TEA ainda estão sujeitas à estigmatização e discriminação. A busca por informações acerca do tema é fundamental, tanto para quem se encontra no espectro e seus familiares, como para a sociedade em geral. Somente através do conhecimento teremos a oportunidade de compreender melhor as particularidades dos comportamentos e do modo de pensar das pessoas com TEA. Assim, poderemos contribuir para a construção de um mundo com mais respeito e inclusão.

 

 

 

Larissa Souza e Silva

Psicóloga – CRP 04/53514

Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

@larissasouzapsi

[email protected]

COMPARTILHE:

publicidade