Search
Close this search box.

Ministério pede ônibus gratuito para eleição de conselheiros tutelares que será realizado no próximo domingo

Ministério pede ônibus gratuito para eleição de conselheiros tutelares que será realizado no próximo domingo
Foto: Wolmer Ezequiel
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) recomendou, nesta terça-feira (26), que as prefeituras em todo o país disponibilizem transporte público gratuito para a eleição dos novos conselheiros tutelares, no domingo (1º), das 8h às 17h. O objetivo é reforçar a participação popular na escolha dos mais de 30 mil conselheiros que vão compor a rede de proteção de crianças e adolescentes.

“A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições pode criar, na prática, uma privação do direito ao voto, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar desse importante processo eleitoral”, diz o documento enviado aos municípios.

A recomendação solicita também que o serviço de transporte, na data de votação, seja mantido nos mesmos padrões dos dias úteis, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores. O transporte deve ser feito de forma impessoal, sem qualquer tipo de favorecimento ou prejuízo aos votantes, independentemente de eventuais manifestações contrárias ou favoráveis a um determinado candidato ao conselho.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, destacou no documento que, apesar de facultativo, o voto para escolha dos membros dos conselhos tutelares é importante. “Configura um direito fundamental do cidadão de influir na promoção, defesa e controle social dos direitos das crianças e dos adolescentes, de modo que compete ao Poder Público propiciar condições que assegurem o exercício do direito, sobretudo para os que se encontram em situação de vulnerabilidade, considerando o princípio da isonomia.”

O documento alerta, ainda, que o número de seções eleitorais para a eleição dos novos conselheiros tutelares é menor do que nas eleições gerais, o que pode dificultar o acesso dos eleitores a determinados locais.

Outro pedido feito pelo MDHC aos prefeitos se refere à divulgação da função do Conselho Tutelar, como são realizadas as eleições para membro do conselho, quem pode votar e os locais de votação.

Votação em Ipatinga

Em Ipatinga, a votação será realizada apenas no Colégio Tiradentes – Rua Caxambu, 61, Centro. A escolha dos membros dos Conselhos Tutelares terá início às 8h e será encerrada às 17h. As informações são do Portal Diário do Aço.

Veja quem são os candidatos em Ipatinga

– 01 Adna Márcia

– 02 Alessandra Pires

– 03 Elisângela Batista

– 04 Eliuenay Bernardes (Nay)

– 05 Érico Lisboa

– 06 Flavia Faier

– 07 Helvânio Alexandre

– 08 Isabel Cristina (Tina)

– 09 Janaína Rodrigues

– 10 Jaqueline Brandião

– 11 Jéssica Rosa

– 12 Júnia Reis

– 13 Mariana Oliveira

– 14 Pâmela Taty

– 15 Rejania Cavalcante

– 16 Warley André

– 17 Willian Prehl

– 18 Ziel “Bethânia”

 

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

 

 

Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHE:

publicidade