Search
Close this search box.

É feriado para você hoje? Saiba se a Quinta-feira Santa é dia útil ou não

Teatro da Paixão de Cristo é tradicional em Ipatinga no feriado de Sexta-feira da Paixão— Foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Sexta-feira da Paixão é oficialmente feriado nacional, mas hoje (quinta) é dia útil de trabalho ou não? Saiba mais sobre o feriado de Semana Santa

 

A Sexta-feira da Paixão é considerada feriado em todo o Brasil, mas a véspera causa muitas incertezas. De acordo com o advogado trabalhista Hellom Lopes, sócio do escritório Mantuano & Di Mambro, a quinta-feira não é feriado: é um dia útil normal de trabalho. “A lei federal determina se é feriado. Fora dela, somente o município pode estabelecer o dia livre. O que acontece é que alguns Estados, municípios ou órgãos públicos podem estabelecer ponto facultativo”, explica.

No Vale do Aço, a quinta-feira não é considerada feriado, mas há ponto facultativo nos órgãos públicos, quando se pode escolher ir trabalhar ou não. Lopes explica que, se o trabalhador se ausentar do emprego sem avisar, poderá sofrer punições. “Se ele faltar, está sujeito a medidas disciplinares, como advertência, suspensão ou até dispensa por justa causa, dependendo do estágio que esteja na empresa”, alerta.

Segundo o advogado, caso a empresa queira liberar seus empregados, é possível fazer um acordo individual ou coletivo, concedendo a folga. Neste caso, ela precisa propor a compensação desse dia e lançar tudo detalhado no banco de horas. “Futuramente, será descontado do empregado essas horas. E só se pode exigir até duas horas extras dele  a mais por dia. Tem que respeitar esse limite”, orienta.

Lopes destaca que todo esse acordo deve estar registrado no banco de horas. “Se chego só de ‘boca’, falando que não precisa trabalhar na quinta-feira, eu estou dando o dia de folga. E o empregador não poderá exigir a compensação depois”, afirma.

COMPARTILHE:

publicidade