A Prefeitura de Ipatinga está gerando novas melhorias importantes para o setor de Saúde do município com investimentos em tecnologia. O atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), será agilizado e, ao mesmo tempo, o município fará grandes economias. Em coletiva à imprensa, na última terça-feira (20), o prefeito Sebastião Quintão anunciou a informatização dos serviços de urgência e emergência prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, o que significa a integração de dados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) com todas as Unidades Básicas de Saúde que já se comunicavam entre si pelo mesmo sistema. Ainda nesta semana, a Secretaria Municipal de Dados (SMD) espera oferecer à população um sistema on-line de marcação de consultas em diversas áreas, conforme anúncio do secretário Adjunto da pasta, José Brasil.

Para o prefeito Sebastião Quintão, a nova plataforma tecnológica coloca Ipatinga em posição de vanguarda na região. “Através da informatização da Saúde, a Administração Municipal promoverá transparência numa das áreas prioritárias de atendimento aos cidadãos, em benefício de todos. A ficha médica do usuário estará disponível em qualquer lugar do mundo, acessada via internet. Entre os muitos ganhos, haverá mais segurança para o paciente e muita facilidade para o médico”, destacou.

“Com o novo sistema, exames repetidos muitas vezes desnecessariamente, gerando custos e comprometendo a produtividade do serviço de atendimento, serão eliminados”, exemplificou a secretária Adjunta da Saúde, Érica Dias.  Ela destaca também que, no sistema de prontuário eletrônico que está sendo operacionalizado, será assegurado o acesso dos profissionais da Saúde a todo o histórico clínico dos pacientes, não apenas no município, mas no Estado, no país e até mesmo no exterior.

Rede modernizada

Já foram instalados tanto na UPA quanto no HMEM, durante este mês, 350 pontos de rede que serão capazes de suportar o novo sistema tecnológico.

“Toda a infraestrutura de rede está sendo modernizada, com o objetivo de garantir a integração de dados desde a primeira consulta do paciente, exames solicitados e medicamentos receitados até a conclusão do seu atendimento na rede pública”, detalhou o Adjunto da Secretaria de Dados, José Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.