Search
Close this search box.

Tônico contra calvície, desenvolvido pela UFMG, chega ao mercado nesta quinta

Tônico contra calvície, desenvolvido pela UFMG, chega ao mercado nesta quinta
Batizada de Endcalve, o tônico antiqueda foi criado por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais — Foto: UFMG/Divulgação
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Novidade não causa efeitos colaterais, como disfunção erétil; produto será vendido por R$ 143 nas farmácias

A juventude até tentou, mas o estilo “calvão de cria”, corte de cabelo que simula a calvície, não pegou. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, metade da população masculina vai ter algum tipo ou grau de calvície até os 50 anos. Mas uma solução capilar mineira, de alta performance, chega ao mercado nesta quinta-feira (13), com a promessa – ao menos – de retardar a alopecia. Batizada de Endcalve, o tônico antiqueda foi criado por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais e, além da eficiência comprovada, é livre dos temidos efeitos colaterais comumente verificados em outros tratamentos, como a disfunção erétil.

A doutora e cientista Ana Paula Corrêa Oliveira Bahia, de 46 anos, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do produto, conta que o maior desafio para a criação do Endcalve ao longo desses anos foi fabricar a solução capilar em escala industrial. “É difícil colocar no mercado a solução da bancada da pesquisa. A matéria-prima precisa ser registrada na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é preciso ter embalagem adequada, evitar a contaminação ou oxidação durante o processo industrial”, detalha.

Ela conta que o tônico capilar estará presente nas melhores farmácias de Belo Horizonte e será vendido em uma embalagem de 20 ml pelo valor de R$ 143. “Essa quantidade é suficiente para um mês de tratamento. O interessante desta formulação é que uma pequena quantidade já é suficiente. Recomenda-se a aplicação de 10 a 12 gotas no couro cabelo, espalhando o produto com a ponta do dedo”, detalha. Segundo a pesquisadora, é necessário, ao menos, quatro meses para se observar um efeito significativo contra a queda do cabelo.

Ana Paula pondera que o tônico age sobre o folículo piloso (onde encontra-se a base do pêlo), logo, em casos de calvície mais consolidada, o produto não terá efeito. “Se você observar que começou a cair o cabelo, ele está mais ralo ou fino, aí é hora para começar a utilizar o Endcalve”, diz.

Ao contrário de muitos produtos no mercado, o tônico capilar desenvolvido pela UFMG não têm efeitos colaterais sistêmicos, como vermelhidão, coceira ou redução da líbido. “Não tem efeito porque o agente ativo é uma substância que está presente no nosso corpo; é compatível”, explica Ana Paula. Além disso, a formulação, baseada em nanotecnologia, fica aderida à pele, sendo direcionado ao folículo piloso — não alcançando a corrente sanguínea.

É importante ressaltar que, apesar da eficiência comprovada cientificamente na redução da queda do cabelo, o  Endcalve está longe de ser um produto milagroso. “Para calvície mesmo, ainda não existe milagre. Quanto mais cedo o produto for utilizado, mais demorado pode ser o processo de ficar calvo”, observa a cientista.

Ela explica que a principal causa da alopecia é a genética. “Se o pai é calvo, ou a mãe tem queda de cabelo a partir de determinada idade, há grande chance do filho ter esse problema. Existe um componente genético importante”, diz.

A alimentação também influencia nos fios, complementa a doutora. “Uma dieta saudável, com frutas, verduras e legumes, é importante para levar nutrientes para o corpo e contribuir para o crescimento do cabelo”, pondera Ana Paula.

Doutora e cientista Ana Paula Bahia, uma das responsáveis pela criação do tônico capilar. Foto: UFMG/Divulgação

Projeto inicial de cientistas era de medicamento para hipertensão

A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT NanoBiofar), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

A cientista Ana Paula explica que, inicialmente, a ideia era desenvolver um medicamento para outra aplicação: controle da hipertensão arterial. “Mas como a formulação não chegava na corrente sanguínea, não tivemos êxito. Porém, como era segura, vislumbramos esse uso na área dos cosméticos”, conta.

Sem revelar detalhes sobre os novos projetos, ela diz que o próximo passo é continuar a desenvolver outros produtos para melhorar a auto-estima das pessoas.

Para o desenvolvimento do Endcalve, não foram realizados testes em animais. Os estudos clínicos foram feitos em humanos.

Quem vai produzir e comercializar o tônico será o Laboratório Osório de Moraes, empresa fundada há 100 anos, com parque industrial localizado em Contagem, e com atuação comercial em todo o território nacional.

Nos últimos 10 anos, os implantes capilares registraram um aumento de 152% no Brasil, segundo dados são do Censo 2022 da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

 

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade