Search
Close this search box.

Cerca de 515 brasileiros têm pênis amputados por ano; entenda as causas

Cerca de 515 brasileiros têm pênis amputados por ano; entenda as causas
As amputações são geradas, na maioria, pelo câncer de pênis, que é facilmente evitável com a higiene íntima bem feita e tratamento da fimose - (crédito: Pixabay)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Higienização correta e uso de preservativo podem prevenir desfecho; saiba como avaliar os sintomas

 

O câncer de pênis é o principal responsável por mais de 7,2 mil amputações do órgão no Brasil nos últimos 14 anos. O procedimento cresceu 1.604% nas salas de cirurgia brasileiras nesse mesmo período, o que representa uma média de 515 brasileiros que perdem o órgão genital — a cada ano. Os dados foram coletados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a partir de informações do Ministério da Saúde.

A remoção tem como principal causa o câncer de pênis, que ocorre com maior incidência em homens com idade a partir dos 50, porém também pode acometer os mais jovens.

O Sudeste é a região com maior número de amputações, totalizando 2.872 casos, seguida de Nordeste (2.104), Sul (1.134), Norte (631) e Centro-Oeste (472). Os estados com mais cirurgias do tipo foram São Paulo (1.227), Minas Gerais (1.067) e Paraná (582).

Incidência do câncer de pênis

O Sistema de Informações Hospitalares (SIH/Datasus) registrou 2.095 casos de câncer de pênis em 2020, caindo para 1.791 em 2021. Apesar da tendência de queda desde 2019, a SBU diz que a pandemia de Covid-19 impactou a procura por tratamento médico, comprometendo o diagnóstico da doença.

Ao longo dos quatro anos avaliados, a região com mais casos do câncer na genitália masculina foi o Sudeste (3.162 ocorrências), seguido por Nordeste (2.574), Sul (1.186), Centro-Oeste (658) e Norte (645).

A urologista Karin Anzolch, diretora de comunicação da SBU, conta que em países com alto índice de desenvolvimento humano (IDH) o tumor de pênis é um dos mais raros. “Infelizmente, apesar de sermos um dos países no mundo com maior incidência da doença, a desinformação ainda é muito grande. Muita gente sequer sabe que pênis também pode ter câncer, e mais, que pode ser prevenível com medidas relativamente simples”, lembra Anzolch.

Medidas de prevenção

Os homens devem observar eventuais alterações no órgão. José de Ribamar Rodrigues Calixto, supervisor da disciplina de Câncer de Pênis da SBU, cita como exemplo feridas que não cicatrizam, nódulos, secreções saindo do prepúcio, uma área vermelha endurecida, sangramentos vindo da glande e coceiras.

“A limpeza inadequada do pênis, provocada algumas vezes pela presença de fimose, e as infecções sexualmente transmissíveis estão entre as principais causas desse tipo de câncer”, afirma Alfredo Canalini, presidente da instituição, no comunicado.

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Fonte: Correio Braziliense; Oncoguia

COMPARTILHE:

publicidade