A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, com o intuito de desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados à saúde. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), é um dos alvos da operação, segundo informações da CNN e da TV TEM.
Mais de 100 policiais federais estão envolvidos na execução de 28 mandados de busca e apreensão em 12 municípios de São Paulo, incluindo Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, e outras cidades. Há também ações em Vitória da Conquista, na Bahia.
A Justiça Federal autorizou o sequestro de bens e valores que podem chegar a R$ 20 milhões. Além disso, novos contratos entre a Organização Social investigada e órgãos públicos foram suspensos.
Os investigados poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e fraude em licitação. As apurações começaram em 2022, após a identificação de irregularidades na contratação de uma Organização Social para administrar serviços de saúde em Sorocaba. Durante as investigações, foram encontrados indícios de lavagem de dinheiro através de depósitos, quitação de boletos e transações imobiliárias.
Pré-candidatura à Presidência
No início deste mês, Rodrigo Manga anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República. Ele afirmou ter o apoio do partido e um convite do PRTB para concorrer ao Palácio do Planalto em 2026.