Search
Close this search box.

Moraes dá 48h para suspensão de processos contra médicos por aborto legal

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Moraes (SFT) intimou o Cremesp para provar a suspensão dos processos 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, intimou o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) a comprovar suspensão de processos. Dessa forma, o órgão tem até 48h para provar que suspendeu os processos contra médicos que realizaram um aborto legal após a 22ª semana.

Nesse sentido, em maio deste ano, o STF suspendeu uma resolução do Cremesp que colocava um proibição na realização do procedimento. A chamada assistolia fetal tem recomendação da OMS para a interrupção da gravidez após a 22ª semana. No Brasil, utiliza-se este procedimento em casos de aborto legal.

Anteriormente, em dezembro de 2023, o Cremesp passou a processar médicos que realizavam o aborto após sua proibição. A resolução passou pelo Supremo, que a julgou como abuso de poder regulamentar.

De acordo com a lei, não existe idade limite para a realização do aborto. Este procedimento é previsto para três casos:  gravidez por estupro, risco de vida para a gestante e quando o feto possui anencefalia.

Foto destaque: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE: