Search
Close this search box.

TSE deve decidir nesta sexta (30) se Bolsonaro ficará inelegível por oito anos

TSE deve decidir nesta sexta (30) se Bolsonaro ficará inelegível por oito anos
Foto: Isac Nóbrega/PR
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O ex-presidente da República está a um voto para perder direitos políticos até 2030 por reunião com embaixadores para questionar urnas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve encerrar nesta sexta-feira (30) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que, se for condenado, ficará inelegível por oito anos. Esta será a quarta sessão dedicada ao caso e o placar, até o momento, está desfavorável ao ex-presidente com três votos favoráveis e um contrário à condenação. Devem votar nesta sexta, na ordem, os ministros Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes (presidente da Corte).

Na terça (27), o relator, ministro Benedito Gonçalves, votou a favor da inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos. Na quinta (29), ele foi seguido pelo ministro Raul Araújo, que se manifestou contrário à condenação, empatando o placar. Em seguida, foi a vez do ministro Floriano Marques votar desempatando. O quarto a votar foi o ministro André Ramos, que também seguiu o relator.

A sessão desta sexta só não deve encerrar o julgamento se algum ministro que ainda tem voto pendente pedir vista do processo. O termo significa um pedido de mais tempo para analisar o caso. O adiamento, nesses casos, é de 60 dias além do recesso juidiciário, que acontecerá durante o mês de julho. Bolsonaro já disse que “gostaria” que um pedido de vista paralisasse seu julgamento.

A ação analisa se o ex-presidente cometeu os crimes de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação públicos ao reunir embaixadores no Palácio da Alvorada – residência oficial em Brasília (DF), em julho de 2022, e discursar questionando o sistema eleitoral e a segurança das urnas. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Brasil, canal do governo federal. O questionamento é sobre o uso da Presidência.

Maioria já votou para absolver Braga Netto

Ao contrário da situação de Bolsonaro, todos os quatro ministros que já votaram defenderam que Walter Braga Netto seja absolvido e não fique inelegível. O ex-ministro da Casa Civil e da Defesa também é alvo da ação pois disputou o cargo de vice-presidente da República na mesma chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

 

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade