Search
Close this search box.

Bolsonaro diz à PF que estava sob efeito de remédio ao postar vídeo contra resultado da eleição

Imagem: reprodução estadão
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alegou nesta quarta-feira, 26, em depoimento à Polícia Federal (PF) que o compartilhamento de um vídeo com informações falsas e questionamentos quanto à lisura do resultado das eleições de 2022 foi feito de “forma equivocada”. Segundo relato do ex-secretário de comunicação social da Presidência e atual assessor de imprensa de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, o ex-presidente disse à PF que estava sob efeito de medicamentos quando fez postagem. Bolsonaro estaria se recuperando de um “tratamento com morfina”.

A publicação realizada apenas dois dias após os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro foi alvo de denúncia do Ministério Público (MP) ao Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou por ordenar a inclusão de Bolsonaro na investigação da tentativa de golpe no início do ano.

O depoimento do ex-presidente durou 3 horas. Encerrada a oitiva, Fábio Wajngarten afirmou que a versão dada aos agentes federais foi de que a publicação havia sido um erro e que o ex-presidente repudia os atos golpistas de 8 de janeiro. Está foi a segunda vez que Bolsonaro depôs à PF. Na primeira declaração dada aos policiais no início deste mês, Bolsonaro teve que explicar o motivo de ter pressionado e deslocado ministros de seu governo para ter acesso a joias ilegais retidas pela Receita Federal.

“Este vídeo foi postado na página do presidente no Facebook quando ele tentava transmiti-lo para o seu arquivo de WhatsApp para assisti-lo posteriormente. Por acaso, justamente, neste período o presidente estava internado em um hospital em Orlando”, afirmou. “Justamente no período entre o dia 8 e o dia 10 ele teve uma crise de obstrução intestinal, foi internado, submetido a tratamento com morfina, ficou hospitalizado e só recebeu alta na tarde do dia 10. Essa postagem foi feita de forma equivocada tanto que duas horas depois ele foi advertido e retirou a postagem”, disse Wajngarten.

Despacho

Moraes determinou que o político fosse convocado para explicar se tem ligação com as depredações feitas por vândalos que não aceitam o resultado das eleições. No despacho, Moraes destaca que o depoimento ainda não tinha sido autorizado pelo fato de Bolsonaro ter saído do país.
No entanto, com o retorno do ex-presidente, que estava nos Estados Unidos, o depoimento pôde ser colhido pela corporação. A acusação é de que o político teria incitado atos extremistas na capital do país. A investigação corre no Supremo.
Os envolvidos nos atentados respondem por diversos crimes, como associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, como emprego de violência e uso de material inflamável, e deterioração do patrimônio tombado.

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Fonte: Estado de Minas/ Terra

COMPARTILHE:

publicidade