Divulgação

Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), a Usiminas compartilhou também uma parte da ampla programação com a comunidade. Na última terça-feira, dia 12 de novembro, cerca de 350 estudantes de escolas públicas próximas à empresa tiveram a oportunidade de refletir sobre a identificação dos riscos e prevenção de acidentes em situações cotidianas.

Os encontros do projeto Segurança nas Escolas aconteceram no teatro Zélia Olguin em um trabalho conjunto entre a Segurança do Trabalho, Comunicação Corporativa e Relações e Institucionais. A mobilização em relação ao tema permitiu compartilhar o olhar prevencionista presente nas atividades industriais e as situações do dia a dia como trânsito, uso do celular, choque elétrico, queimaduras, incêndios, além de manuseio de botijões de gás e fogos de artifício. Os presentes também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema e sobre a Usiminas.

AD_pracinha300x250-01
AD_Plano_Diretor_300x250-01

“Mais que levar o conhecimento, foi uma oportunidade para trocar informações com os alunos e professores. Se fala muito de segurança do trabalho, nas atividades industriais, mas muitas vezes se esquece, ignora ou mesmo se acostuma com os riscos presentes em nosso dia a dia. Como exemplo, segundo o Inmetro, estima-se que no Brasil as pessoas vítimas de acidentes domésticos somam 37% de todos os feridos atendidos em hospitais,” destacou o gerente de Segurança do Trabalho da Usiminas, Alonso Monteiro Pedroti.

“Foi um momento muito prático e veio mostrar situações comuns em nosso dia a dia, como não utilizar o celular carregando ou caminhar digitando. São coisas que vou levar para minha vida,” comentou a estudante do 7º ano na escola estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, Lavínia Rosa Silva, de 12 anos.

A Usiminas realiza a Sipat de 11 a 14 de novembro com uma programação diversa junto aos mais de 26 mil colaboradores próprios e contratados em todas as unidades no Brasil. São palestras, dinâmicas, oficinas, treinamentos e diversas outras ações compreendidas dentro do DNA Usiminas “Proteger a Vida” e “Disciplina Operacional”. Essa foi uma primeira experiência do Segurança nas Escolas, que deverá acontecer em novas oportunidades como mobilização social, aproximação e relacionamento cada vez mais próximo da empresa com a comunidade local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.