(Foto: Divulgação/Unileste)

O projeto de extensão Informática Solidária (Infosol), do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), abre inscrições para duas novas turmas da disciplina “Pensamento Computacional”. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para o processo de democratização da informação e inserção dos jovens no mundo digital. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio, das 8h às 18h, na Central de Atendimento do campus de Coronel Fabriciano. As aulas terão início no dia 22 de maio.

O coordenador do projeto, Demétrio Renó Magalhães, explica que neste semestre o curso terá a duração de cinco semanas e os alunos terão Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Digitais. “Trata-se de um curso totalmente prático, com apostilas e materiais de apoio desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada turma e a expectativa é que os jovens deixem de ser apenas consumidores de conteúdos e passem a produzir conteúdos digitais”, enfatiza.

O curso será dividido em duas turmas com faixas etárias distintas: a primeira, para adolescentes de 13 a 15 anos, e a segunda para jovens de 16 a 18 anos. As aulas ocorrerão de segunda à quinta, no período da tarde, no campus de Coronel Fabriciano.

Responsabilidade social

A extensão universitária é entendida como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, além de viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. A partir da educação, o Unileste gera oportunidades de desenvolvimento social para a população por meio da disseminação do conhecimento e do respeito aos valores culturais da comunidade. Com a Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão, responsável por gerenciar todas as atividades extensionistas da Instituição, cinco eixos principais são trabalhados (Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável; Atenção à Criança e Adolescentes; Cultura, Arte e Lazer; Unileste Cidadã e Universidade para a Terceira Idade). Dentro de cada um desses, existem projetos em várias áreas do conhecimento que levam à população, serviços e atividades que fomentam o desenvolvimento social a partir de práticas focadas no bem-estar coletivo.

Em 2017, a Instituição realizou 34 projetos de ações comunitárias por meio da extensão com a colaboração de 51 professores e 644 alunos do Ensino Superior. Ao todo, 17.990 pessoas foram diretamente beneficiadas pelos projetos mantidos pelo Centro Universitário. Em 2018, o Unileste mantém 43 projetos.

Outras informações sobre o projeto e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (31) 3846-5515, (31) 3846-5676 ou pelo e-mail [email protected].

Turmas ofertadas

Turma 1
Faixa Etária: 13 a 15 anos
Horário das aulas: segunda a quinta-feira |13h30 às 15h.

Turma 2
Faixa Etária: 16 a 18 anos
Horário das aulas: segunda a quinta-feira |15h10 às 16h40.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.