Divulgação

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo realizou, no sábado (30), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo com a promoção do dia “D” de vacinação do público de jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos. Foram disponibilizadas um total de dez unidades básicas de saúde e 60 profissionais da área de saúde para a campanha, além do Centro de Saúde João Otávio e de um posto na sede da CDL.

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde divulgou o balanço da Campanha Nacional de Vacinação, que imunizou 1830 pessoas nas faixas etárias de 6 meses a 49 anos de 05 de outubro a 30 de novembro. Ao longo do ano, o município superou a meta de cobertura vacinal na faixa etária de 1 ano que era de 95%, vacinando 804 crianças, ou seja 98,45%, até o final de novembro. 

AD_pracinha300x250-01
AD_Plano_Diretor_300x250-01

Na faixa etária de 6 a 11 meses, Timóteo vacinou 377 crianças, alcançando 92,33% do público previsto. Nesta faixa e nas demais, o Ministério da Saúde não estabeleceu metas de cobertura. Durante a campanha nacional foram realizadas vacinação em escolas infantis e creches do município, na Aperam, CDL e Presidio. Nas unidades de saúde, que dispõem de salas de vacina, a imunização contra o sarampo continua a ser realizada dentro do calendário vacinal de rotina.

Rotina

O sarampo pode ser evitado com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 49 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar. O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.