Uma solenidade marcou a inauguração da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro em Timóteo na noite dessa sexta-feira (24). Esse é o final feliz de uma história que começou há nove anos, quando a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde. 

Diversas autoridades políticas, servidores, população e convidados participaram do evento realizado em frente à nova unidade. 

A homologação para a construção da unidade pelo Ministério da Saúde foi em 2011 e a primeira ordem de serviço para início da construção foi assinada em março de 2014 com um custo estimado em R$ 2,6 milhões. Em fevereiro de 2018, uma nova ordem de serviço foi assinada, após mais de dois anos e seis meses de obra paralisada. 

Ao assumir a atual gestão da Prefeitura de Timóteo em 13 de julho de 2018, o prefeito Douglas Willkys colocou como prioridade do seu mandato a conclusão de todas as obras que estavam paradas no Município, entre as quais a UPA.

Em pouco mais de um ano e meio, a atual gestão da Prefeitura de Timóteo concluiu a obra, realizou licitações para a aquisição de equipamentos hospitalares e promoveu um chamamento público que definiu a Organização Social de Saúde que fará a gestão compartilhada da unidade. Ao final, o valor total da obra está em R$ 3,7 milhões. 

A UPA de Timóteo é do Tipo 2, nível 5, funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, com 6 médicos, sendo 3 médicos (dois clínicos e um pediatra) no período diurno, e outros 3 médicos (também dois clínicos e um pediatra) no período noturno. A gestão está sob a responsabilidade do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. A unidade ocupa uma área de 1.380 metros quadrados no bairro Primavera com capacidade de atendimento para 200 pessoas/dia.

UPA Geraldo dos Reis Ribeiro

A UPA de Timóteo leva o nome do ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro (in memorian). Natural de Rio Piracicaba, Geraldo Ribeiro teve uma vida dedicada à militância política e social no Vale do Aço e, especialmente, em Timóteo. 

Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), sendo o responsável por intermediar a insatisfação dos operários da Usiminas contra as condições de trabalho e da segurança rígida da empresa que culminou com o fatídico Massacre de Ipatinga, em 7 de outubro de 1963.

Geraldo Ribeiro foi prefeito de Timóteo entre os anos de 1976 e 1982 e deputado estadual, entre 1983 e 1987. Enquanto prefeito, Geraldo Ribeiro finalizou e inaugurou o Posto de Saúde da Praça 29 de abril (antiga Fundação de Assistência Social de Timóteo – FAST). Geraldo dos Reis Ribeiro faleceu em 2 de maio de 2018, aos 82 anos.

Linhas de Ônibus

Os horários da Autotrans, linha 141.1 Bela Vista – Terminal de Integração, serão alterados diariamente nos dois sentidos, e passarão pela Avenida Monsenhor Rafael, em frente a UPA 24H Geraldo dos Reis Ribeiros. A alteração ocorre a partir de domingo (26). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.