A Fundação Aperam Acesita, desde a sua criação, em 1994, sempre se preocupou com o desenvolvimento das regiões onde atua. Por meio da Fundação, a Aperam South America atua como agente facilitador e promotor do desenvolvimento das pessoas e da sociedade regional. Essa ação pode ser traduzida como oportunidade de fomentar o empreendedorismo, a sustentabilidade e o desenvolvimento das regiões. Para que isso aconteça, a empresa atua em parceria com variados segmentos locais, promovendo iniciativas comunitárias e projetos sociais de forma a torná-los autossustentáveis.

Um exemplo disso é a Associação dos Agricultores Familiares do Córrego do Celeste, em Timóteo. No ano de 2008, os agricultores daquela comunidade resolveram se organizar, tendo como principal objetivo a prestação de serviços que pudessem contribuir para o desenvolvimento das explorações agropecuárias, visando melhorar as condições de vida de seus associados e familiares, além de contribuir para o desenvolvimento local. Segundo a presidente da associação, Marlene Carlos, o início foi muito desafiador. “Nós não tínhamos noção nenhuma de todo processo burocrático para formalizar o nosso grupo e começar a nos inscrever em editais”, relembra Marlene.

Alguns anos após sua formalização, a associação recebeu um convite da Fundação Aperam Acesita para participar da Segunda Convocatória do Programa PorAmérica. O objetivo da iniciativa era promover o desenvolvimento de base, fortalecer a organização e contribuir para a geração de renda da associação. “Nós ficamos muito felizes com o convite, pra gente seria um divisor de águas poder participar da seleção. Além disso, uma oportunidade de realizar novos projetos e expandir nossa associação”, destaca Marlene.

Por meio da assessoria prestada à associação, a Fundação tinha como foco estimular a  comunidade a se apropriar dos seus projetos.

Após muito trabalho e estudo, entre o desenvolvimento e ajuste do projeto, o resultado foi positivo. A associação foi contemplada pelo PorAmerica, viabilizando o aperfeiçoamento do seu negócio. “Pra nossa associação a parceria com a Fundação, nesse processo foi fundamental pelo  nosso sucesso e crescimento como associação. Conseguimos expandir nossa atuação e, assim, nos profissionalizar. Somos muitos gratos à Fundação por tudo que aconteceu”, pontua Marlene.

A partir de então, a associação ganhou expressividade e chegou a representar o Brasil em 2014 durante o encontro internacional “Organizações que Constroem Oportunidades – Iniciativas Comunitárias de Geração de Renda na América Latina”, realizado em Bogotá, Colômbia. E em 2015 participou do Encontro Nacional “Iniciativas Comunitárias de Geração de Renda no Brasil”, realizado em Vitória – ES, apresentando a bem sucedida experiência do projeto apoiado.

Até hoje, a Fundação mantém a parceria com a associação, dando apoio aos seus trabalhos e projetos. De acordo com Marlene, após a parceria se formar, a associação ganhou força e crescimento. “Nosso trabalho se fortalece a cada dia mais graças à Fundação, que veio para nos apoiar e ajudar a crescer, desenvolver e profissionalizar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.