A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (ASCATI) celebrou na tarde da última sexta-feira (14) a entrega de dois caminhões Foton, modelo Aumark linha 315, juntamente com uma empilhadeira. Estas doações fazem parte das medidas de compensação pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana, ocorrido em 2015.
A chegada dos novos veículos trouxe entusiasmo aos trabalhadores da ASCATI, reforçando o sistema de Coleta Seletiva do município. A cerimônia contou com a presença do prefeito Vitor Prado, do vice-prefeito Marcelo Martins, e de outros vereadores, além de representantes da Fundação Renova, como Tayrone Souza e Carlos Heinisch.
Vitor Prado apontou que “esses veículos são apenas o início de muitas melhorias por vir. Com esses novos equipamentos, espero que, até o final do ano, possamos também aprimorar a infraestrutura interna, com novas prensadoras e esteiras, já que a demanda de resíduos tem aumentado, superando nossa capacidade atual.”
A presidente da ASCATI, Maria do Rosário, destacou a importância da doação, dizendo: “Receber esses caminhões é um grande prazer para nós, pois eles são essenciais para nossa operação diária, garantindo a expansão da coleta seletiva na cidade. A empilhadeira também será crucial, uma vez que facilita o manuseio de fardos pesados que chegam até 322 quilos.”
Carlos Heinisch, representante da Fundação Renova, ressaltou a natureza da doação: “Esta entrega reflete nosso compromisso com a reparação causada pelo incidente de 2015. Não é uma questão de gratidão, mas sim de dever cumprido. A Fundação está em processo de liquidação e estamos transferindo nossas ações para a Samarco e para os governos Estadual e Federal, seguindo em frente com as ações de reparação necessárias.”.