A substância é altamente corrosiva e tóxica, podendo levar também à inflamabilidade de combustíveis
O vazamento de ácido nítrico a 53% em uma empresa de aços e metais mobilizou os bombeiros na manhã desta quarta-feira (16), no núcleo industrial de Timóteo, à margem da avenida Belo Horizonte, no distrito de Cachoeira do Vale. A substância é altamente corrosiva e tóxica, podendo levar também à inflamabilidade de combustíveis. De acordo com o portal Diário do Aço, o local do incidente seria uma unidade da Harsco Aços e Metais.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ácido entrou em reação com o aço, oferecendo riscos aos trabalhadores. Foram derramados cerca de mil litros da substância.

A empresa precisou ser evacuada para os trabalhos das equipes. No local, segundo os bombeiros, houve uma grande quantidade de fumaça densa e de cor vermelha. Ninguém ficou ferido.
O Corpo de Bombeiros divulgou imagens do combate ao ácido nítrico. Ainda de acordo com os bombeiros, a ação de combate está sendo efetuada com 16 sacos de 50 kg de um material corretivo, que possui 39% de cal para neutralização do ácido, a maioria compradas pela empresa.
Veja as imagens
Nota da empresa
A Harsco informa que ocorreu um incidente por uma reação química. A empresa adotou os protocolos de segurança com agilidade e evacuou a área imediatamente. Não houve feridos ou qualquer tipo de dano. O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou o trabalho de limpeza e a companhia já está reiniciando as operações.
Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial