A interrupção temporária dos voos comerciais do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, anunciada nesta quinta-feira (14) pela Azul, única companhia aérea a operar no local, foi debatida em uma reunião emergencial nesta quarta-feira na Prefeitura de Ipatinga.

Pertencendo ao Governo do Estado, sob supervisão da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais – SETOP, o aeroporto deve passar por obras paliativas já na próxima semana, como afirmou o prefeito Nardyello Rocha. Hoje, às 17h, está agendada uma reunião na SETOP em Belo Horizonte para debater a situação do aeroporto.

Participarão dessa reunião com o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, a deputada estadual Rosângela Reis (Podemos), além dos deputados federais Hercílio Coelho Diniz (MDB), Alê Silva (PSL), Eneias Reis (PSL); o deputado estadual Cristiano Silveira (PT); a prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo (PRB); o vice-prefeito de Ipatinga, Célio Aleixo (PV), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Timóteo, Hiler Félix da Silva; e o diretor de Relações Institucionais da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Luís Márcio Araújo Ramos.

Situação da pista

A gerente do Aeroporto do Vale do Aço, Cristiane Spinola falou sobre a situação da pista. “Operacionalmente, a pista tem alguns quebra-molas. Isso se dá quando as ondulações da pista racham e ficam esses quebra-molas. Com isso, as aeronaves pousam com muita velocidade, com o risco de um trem de pouso quebrar ou de uma aeronave de pequeno porte bater a asa e quebrar por conta da movimentação durante o pouso”, explica.

Prefeitura não sabia

O Aeroporto do Vale do Aço fica no município de Santana do Paraíso. Questionada sobre a situação do aeroporto, a prefeita Luzia Melo afirmou que foi informada da situação apenas nessa quinta-feira (14), após o anúncio da Azul. “O aeroporto vem apresentado problemas há tempos, porém, agora que eu fiquei sabendo que os voos haviam paralisados os voos”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.