Divulgação

Palestras, rodas de conversa, spa e meditação. Essa foi a programação realizada no Grupo Se Toque ao longo desta semana. De iniciativa da Unimed Vale do Aço e da Unimag, as atividades, em alusão ao Outubro Rosa, contemplaram tanto os pacientes oncológicos hospedados na casa de apoio quanto seus acompanhantes.

Na segunda-feira (21), a psicóloga da Unimed Vale do Aço, Gabriela Leal, conduziu a palestra “Cuidar de quem Cuida”. Dentro da temática, a profissional destacou que aqueles que estão ao lado dos pacientes também devem se preocupar com a própria saúde e com o lado emocional.

AD_pracinha300x250-01
AD_Plano_Diretor_300x250-01

Já a segunda palestra, com o tema: “Temperos da Vida – Como os sabores cuidam e conectam”, foi feita pela nutricionista Luciana Ferreira. Ela falou sobre a alimentação dos pacientes oncológicos, os mitos e verdades e como comer de forma saudável. 

Na terça-feira (22), a coordenadora da Fisioterapia do HMU, Cynthia Helen de Vasconcelos, palestrou sobre o tema Saúde x Emoções. A profissional destacou a relação entre os dois pontos, de que forma um influencia o outro e o poder da saúde emocional sobre a saúde física. 

Além das palestras, os pacientes participaram de uma roda de conversa. Conduzida por alunos e professores do curso de enfermagem do Unileste, eles falaram sobre o câncer, mitos, verdades e curiosidades sobre a doença. Uma equipe do curso de estética do Senac também compôs a programação, levando aos participantes um momento relaxante durante um Spa de Mãos.

Na quarta-feira (23), além das palestras com a fisioterapeuta e a nutricionista, os pacientes oncológicos e seus acompanhantes participaram de uma aula sobre como aliviar os sintomas da ansiedade. A ação foi desenvolvida pela professora Mary Lee dos Santos, do curso de fisioterapia do Unileste, e seus alunos. Os participantes aprenderam exercícios para lidar com a ansiedade, técnicas de relaxamento e de mobilidade.

Nos três dias de atividade, os palhaços do Grupo Expresso Graça participaram da programação, interagindo e levando alegria ao público. 

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Sobre o Grupo Se Toque

Fundado em 12 de setembro de 2002, o Grupo Se Toque é uma entidade sem fins lucrativos que atua na prevenção do câncer, orientando e estimulando a detecção precoce da doença, promovendo ajuda a pacientes carentes em tratamento e apoiando mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Com a criação da Casa de Apoio, o grupo, atualmente, atende também a pacientes com outros tipos de câncer – e familiares – vindos de 35 municípios do colar metropolitano do Vale do Aço, com alimentação e hospedagem, que vêm à Ipatinga para realizar o tratamento.

O Grupo Se Toque fica localizado na avenida José Júlio da Costa, 2.535, no bairro Ferroviários. A entidade atende diariamente mais de 200 pessoas, oferecendo aos pacientes café, almoço e até quartos para pernoitar, caso haja necessidade.

A entidade sem fins lucrativos sobrevive de doações. As doações também podem ser feitas a partir do contato pelo telefone 3824-6005.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.