Supermercados podem abrir nos feriados
Até o final do ano serão quatro feriados que cairão em sábados

Estabelecimentos comerciais de Ipatinga podem abrir nos próximos quatro feriados nacionais. A decisão foi tomada por força da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, hortifrútis, varejões e demais estabelecimentos do setor estão autorizados a abrir as portas desde que o empresário do estabelecimento esteja disposto a contar com o trabalho de seus funcionários. É o que explica José Maria Facundes, representante patronal  do Sindcomércio.

“Nunca é demais lembrar que o funcionamento não é obrigatório! O que garantimos foi uma negociação para que o empresário pudesse ter a opção de usar a mão de obra de seus funcionários nestes dias”, explicou.

Os próximos três feriados serão em sábados. No 7 de Setembro, as empresas estão autorizadas a abrir das 8h às 18h. Já no 12 de Outubro, o funcionamento poderá ocorrer das 8h às 13h, enquanto no dia de Finados o setor pode voltar a abrir das 8h às 18h. No recesso de Proclamação da República (sexta-feira), os empresários também poderão abrir as portas das 8h às 13h.

“São quatro feriados nos quais o consumidor terá o direito de ir às compras em dias mais tranquilos, atendendo, por exemplo, àquelas pessoas que trabalham de turno e, às vezes, não têm tempo de passear por gôndolas sem pressa para escolher os melhores produtos”, analisa Facundes.

Diretrizes

De acordo com o previsto na CCT assinada entre o Sindcomércio e o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga), o mesmo funcionário só poderá trabalhar em dois dos quatro feriados negociados. Para usar a mão de obra dos empregados, o empresário deve requerer, até 48 horas antes do feriado, autorização junto ao sindicato patronal. Mais detalhes sobre a negociação firmada estão na Convenção Coletiva disponível em www.sindcomerciova.com.br. Outras dúvidas ainda podem ser esclarecidas com o Setor Jurídico do Sindcomércio, por meio dos telefones 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.