O Serviço Educacional Técnico e Profissionalizante (Sertep) promoveu, na noite dessa sexta-feira (14), a 42º solenidade de formatura dos alunos do projeto social. Foram cerca de 1.400 formandos em 40 cursos diferentes que receberam o certificado de conclusão das aulas gratuitas da entidade.

A cerimônia aberta ao público foi realizada na quadra central da Praça do Bigode, no bairro Veneza II, em Ipatinga. O evento reuniu personalidades importantes do meio político e empresarial. Dentre eles, a mantenedora do Sertep e deputada estadual Rosângela Reis; o prefeito de Ipaba, Geraldo da Farmácia; o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys; o vice-prefeito de Ipatinga, Célio Aleixo; vereadores de várias cidades e representantes de igrejas e da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Outra importante presença foi o empresário e deputado federal eleito Hercílio Coelho Diniz, que foi o paraninfo dos alunos neste semestre. Em seu discurso, Hercílio parabenizou os alunos e deixou uma mensagem de otimismo para os formandos. “É uma satisfação ser paraninfo dessas turmas. Essa juventude está se preparando para o mercado de trabalho. Temos confiança que o Brasil vai entrar em um ciclo de desenvolvimento e produtividade. Parabéns para os formandos e toda a família Sertep”, disse.

Já a deputada estadual Rosângela Reis fez um balanço das atividades da entidade durante o ano. Ela destacou a realização de cursos itinerantes nos municípios de Naque, Belo Oriente, Timóteo, Ipaba e Açucena, além de enfatizar a atuação dos professores voluntários e das empresas parceiras do Sertep.

“Não conseguiríamos chegar até aqui sem a dedicação dos professores. Mais ainda, quero agradecer aos alunos, a parte mais importante desse projeto. Não parem de buscar o conhecimento. Mantenham a determinação para alcançar os objetivos”, afirmou Rosângela Reis.

Para a coordenadora administrativa do Sertep, Grazielli Magalhães, a formatura representa para um dos momentos mais importante dos cursos. “Para o Sertep é uma sensação de dever comprido. A gente planta e agora eles estão colhendo, vemos que muitos já estão no mercado de trabalho”, enfatizou.

Transformação de vidas

Milhares de pessoas, entre alunos, familiares e amigos, estiveram reunidas no local para participar da formatura. Durante a solenidade, foi feita uma homenagem aos 48 professores que atuam de forma voluntária. Um dos docentes foi o engenheiro mecânico Wilhansmar Gonçalves, que lecionou o curso de Caldeiraria.

Wilhansmar afirma que foi a primeira vez que ele lecionou para uma turma. “Na verdade foi uma troca de experiência. Aprendi muito também. As aulas são o ponto de partida para os alunos buscarem uma profissão”, disse.

Neste semestre foram 60 turmas de formandos em 40 cursos diferentes, iniciados em agosto deste ano e com duração de quatro meses, de forma totalmente gratuita. Um dos alunos é Alef Martins, de 17 anos. Ele concluiu o curso de elétrica. “Já é meu segundo curso e é um conhecimento que já estou aplicando e pretendo trabalhar na área”, afirmou.

Já Emilayne de Lima, de 16 anos, formou na turma de Excel avançado. Ela diz que gosta da área de informática e planeja fazer outros cursos no segmento. “Os cursos são muito bons e recomendo para meus amigos. É um diferencial no currículo”, pontuou.

Sertep

O Serviço Educacional Técnico e Profissionalizante, que funciona na avenida Livramento, 285, no bairro Veneza II, em Ipatinga, é mantido pela Associação Ação Social Pela Vida (ASSV). A escola foi fundada em 1997 e oferece cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Nesses 21 anos já são mais de 100 mil profissionais que passaram pelos diversos 40 cursos oferecidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.