Visita ao planetário, cinema comentado, jogos sobre a lua e observação astronômica. O público interessado em conhecer um pouco mais sobre o universo, as estrelas e as constelações tem um encontro marcado no Parque Ipanema, a partir da próxima segunda-feira. De 13 a 18 de maio, acontece a 17ª Semana da Astronomia do Parque da Ciência. Integrado à Semana Nacional de Museus, o evento, neste ano, terá como tema “Lua: nosso maior satélite”, em comemoração ao cinqüentenário da chegada do homem ao único satélite natural da Terra.

De acordo com a secretária de Educação de Ipatinga, Eva Sônia, “a 17ª Semana da Astronomia foi preparada, de forma atrativa e criativa, para contribuir com a aprendizagem dos nossos alunos, despertando neles o interesse sobre o assunto. A grande novidade é que ao final das atividades, os alunos de 18 escolas municipais poderão comprovar o conhecimento apreendido ao participar da 22ª Olimpíada Nacional de Astronomia e Astronáutica, no dia 17. Estamos animados para ver o resultado de todo esse trabalho”, ressaltou.

Programação

Um grande planetário móvel foi instalado na quadra da Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã, entre os dias 13 a 17 de maio. Todos os alunos da rede municipal de ensino de Ipatinga aprofundarão seus estudos sobre o universo, ao adentrar em um modelo de nave inflável, e assistir sessões explicativas que fazem parte do Projeto Móbile. A visitação acontecerá das 7h10 às 10h55 e de 13h10 às 16h55.

Ainda durante a Semana, dos dias 13 a 18 de maio, o Parque da Ciência espera receber mais de 500 alunos, para assistir o vídeo informativo ‘ABC da Astronomia’, e participarem do jogo ‘Trilha da Lua’, além de oficinas sobre a temática. As atividades serão realizadas das 8h às 11h e das 13h30 às 16h45.

Já no dia 16, das 19h às 21h30, na área externa do Parque da Ciência, será exibido o cinema comentado “Estrelas além do tempo”. Após o momento, uma observação astronômica com microscópio será realizada no local. O evento é aberto a toda a comunidade e terá a presença dos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A gerente do Parque da Ciência, Leiriane Cristina, ressalta “para que as ações educativas gerem efetivamente significado e aprendizado para os visitantes, elas precisam ter uma continuidade pedagógica. Por isso, o tema ‘Astronomia’, já vem sendo trabalhado durante todo o ano, e agora será ampliado com uma discussão mais profunda sobre a Lua”.    

As escolas e interessados em prestigiar a 17ª Semana da Astronomia do Parque da Ciência devem agendar suas visitas ou se inscreverem para as programações através do email [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-8365.

Capacitação

Nesta semana, docentes da Secretaria Municipal de Educação se aprofundaram no tema “Lua: nosso maior satélite”, com o professor Valcimar Silva, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), do campus de Governador Valadares. Os educadores participaram ainda de uma oficina de Foguetes, experimentando lançar o artefato a aproximadamente 150 metros, utilizando combinações químicas de vinagre e bicarbonato de sódio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.