O Parque Ipanema, em Ipatinga, foi palco, no dia 25/08, da 19ª edição do Dia do Voluntariado (Dia V). Com apoio da sociedade, a FIEMG Regional Vale do Aço celebrou a data fortalecendo o reconhecimento ao trabalho voluntário exercido nas indústrias, entidades e comunidade durante todo o ano. A abertura do evento contou com a participação de centenas de voluntários, que participaram de uma caminhada. 

Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, abriu a solenidade parabenizando o trabalho dos voluntários e agradeceu a dedicação para a construção de mais uma edição do evento. “Celebrar o Dia V é sempre muito revigorante, pois exaltamos o trabalho voluntário que é tão importante para nosso desenvolvimento pessoal e para nossa região. Além dos serviços prestados de forma gratuita à comunidade, aqui são exemplificadas ações que enaltecem o ser humano e numa causa solidária e cidadã”, destacou.

A programação do evento, que teve mais de 50 estandes, contou com apresentações musicais, de dança, mostra artesanatos. Além disso, foram ofertados à população atividades como cadastro de pessoas aptas ao trabalho, prestação de serviço à comunidade nas áreas da educação, saúde, estética e segurança, oficinas de artes, orientação jurídica, educação ambiental, entre outros.

 Plataforma digital “Somos Ponte”

A consultora de projeto social e especialista em gestão estratégica de projetos da FIEMG, Patrícia Barbosa, organizadora do movimento, falou sobre a dedicação dos voluntários e contou sobre a novidade da edição. “Ao longo dos 19 anos em que a FIEMG convida todos os voluntários a participarem deste momento, nos reunimos por vários dias para que o Dia V seja um sucesso, pois é nesse momento que a sociedade poderá conhecer o trabalho desenvolvido por ONGs, projetos e comunidade, e se inspirar a ser também um voluntário ou apoiador. Essa dedicação e engajamento de todos no trabalho em rede, ampliou, amadureceu e não se desconectará. Dessa forma, para que continuemos juntos e focados na nossa missão. 

Para que esse legado não se perca, a partir de novembro, teremos um ponto de encontro permanente: uma plataforma digital: www.somosponte.com.br. Trata-se de um site onde se  poderá ofertar horas de voluntariado e também captar voluntários para as causas, potencializando assim, que mais pessoas se envolvam promovendo o voluntariado transformador que trabalha para a melhoria da sociedade e do planeta por meio de uma rica troca de experiência o ano todo”, contou. O grande desafio, conforme Patrícia, é o interesse de apoiadores na manutenção do site, tendo em vista que está sendo desenvolvido e hospedado provisoriamente por um parceiro da rede que abraçou a causa.

 ODS

Também conhecidos como objetivos globais, um chamado universal contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade, os ODS’s são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas que abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fomesaúdeeducaçãoaquecimento globaligualdade de gêneroáguasaneamentoenergiaurbanizaçãomeio ambiente e justiça social.

Em representatividade ao ODS Saúde e Bem-Estar, a embaixadora do Dia V – a maratonista Marilélia Rocha, correu 19 km, simbolizando o aniversário do Dia V e falou da importância do incentivo ao esporte. “Todos os voluntários estão de parabéns. Que possamos continuar unindo forças e, por meio do esporte, continuar nessa luta em prol do voluntariado”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.