No dia 03 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Dentista, profissional responsável por manter a saúde bucal e promover bem-estar, autoestima e saúde para o corpo em geral. Com o trabalho desses profissionais, Coronel Fabriciano ultrapassou a marca de 10 mil procedimentos odontológicos em 2018.

As equipes de odontologia prestam serviços a toda população. Das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), 10 possuem consultórios odontológicos que oferecem serviços primários como curativos, limpezas e consultas de rotina.  Já os pacientes que precisam de cirurgias ou de tratamentos mais complexos, são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O CEO também oferece tratamentos periodontais, gengivais, estomatológicos, além de prestar atendimento a pacientes com necessidades especiais.

O programa Odontologia Preventiva é outra ação do município que contribui para a saúde bucal das crianças. De seis em seis meses, as equipes odontológicas vão até as escolas municipais e CMEIs para realizar trabalhos de prevenção feitos por meio de palestras com fantoches, ensinamentos sobre como aplicar o flúor e fazer a escovação. Todos esses serviços contribuem para que o acesso ao profissional seja eficiente em todas as idades.

A Gerente da Saúde Bucal, Carolina Hoeveler, conta que comparecer ao dentista é essencial para garantir a saúde da boca. “Muitas pessoas dizem não precisar ir aos consultórios odontológicos, mas isso é muito perigoso. A pessoa que fica muito tempo sem ir ao dentista está exposta a diversos problemas bucais que podem se agravar com o tempo. O ideal é fazer uma visita ao dentista de seis em seis meses”, afirma.

Em Coronel Fabriciano, a pessoa que precisa de tratamentos odontológicos deve comparecer a sua Unidade de referência, onde passará pelo atendimento primário e, se necessário, será encaminhado para o CEO, localizado na Av. Tancredo de Almeida Neves, no bairro Caladinho de Cima. Para mais informações ligue para o telefone 3846-4361.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.