turismo
A Lagoa do Bispo, uma das muitas atrações do Parque Estadual do Rio Doce Foto: Marcelo Luciano

O CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas), realiza na próxima sexta-feira (23), as 19h30, no Hotel Dom Henrique, em Timóteo, a sua assembleia anual de prestação de contas. Para este encontro, foram convidados prefeitos, secretários de turismo dos municípios filiados, além de profissionais e entidades que ajudam a promover o setor através de suas ações.

Na programação, estão previstas a apresentação do relatório das atividades realizadas e do movimento financeiro da entidade, além da certificação dos municípios conveniados, habilitando-os para concorrem ao ICMS Turístico em 2018, finalizando com o lançamento do novo site do Circuito, e um coquetel. Nesta assembleia, está prevista também a filiação de dois novos membros: Antônio Dias e Bugre. O CTMAM conta atualmente com dez filiados: Açucena, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Dionísio, Divinolândia de Minas, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo.

O presidente do CTMAM, Hélio Anício, ressaltou a importância da reunião, que além de cumprir uma exigência estatutária, serve para promover a aproximação e a articulação dos municípios em torno do projeto de promoção do turismo regional. “Somente com o trabalho de capacitação dos agentes do turismo, com o esclarecimento a respeito da importância do segmento e com a motivação dos atores locais é que conseguiremos, de maneira efetiva, promover a região do entorno do Parque Estadual do Rio Doce como destino turístico, atraindo visitantes e aumentando a geração de emprego e renda”.

Caracterizados como instâncias de direção e coordenação regional, os circuitos reúnem os municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, unidos para organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável. Esse trabalho se dá por meio da integração contínua dos seus filiados, consolidando antes de tudo uma identidade regional, que será a base da atração de visitantes entre os locais e os de outros regiões, estados e até do exterior. Em Minas, existem atualmente quase 60 circuitos instalados, que congregam cerca de 700 municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.