Um pedido de doação de sangue que circulou nas redes sociais gerou um verdadeiro mutirão de solidariedade no Vale do Aço. Os Bombeiros do 11º Batalhão, encabeçados pelo soldado Guilherme Chaves, do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Coronel Fabriciano, realizaram as doações no início desta semana, para uma criança portadora de leucemia e que mora em Fabriciano.

A adesão dos bombeiros foi imediata e voluntária. Foram 32 militares que, prontamente, atenderam ao pedido. A maioria usou seu período de folga para realizar a doação. “O foco da doação solidária são os pacientes oncológicos de nossa região, embora, durante o processo, os militares atenderam inclusive a demanda por sangue de um parente próximo de um dos irmãos de farda. As doações começaram na quarta (3’) e devem estender-se até sexta-feira”, afirma o soldado Chaves.

Conforme Chaves, nesta sexta-feira (5), entre 7h e 10h30 da manhã, outra ação de doação será realizada. “Nossa expectativa é que esse pequeno gesto contagie outras pessoas de maneira a promover uma corrente de boas práticas e de valorização da vida, pela qual lutamos, até mesmo com o nosso sangue”, finaliza Chaves.

Doação de sangue no HMC

Se você já é um doador ou deseja tornar-se um, independente do seu tipo sanguíneo, ajude quem precisa. Você pode agendar sua doação pelo telefone 3829-9600 ou comparecer na Hemoterapia da Unidade I do HMC (no bairro das Águas) e retirar sua senha no guichê 16. O setor funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 18h30.

Para doar sangue

Ao entrar na Recepção Principal da Unidade I do HMC, o doador pode se dirigir ao atendimento no guichê 16 – Doação de Sangue, localizado à esquerda de quem entra. Feito o cadastro, o doador recebe uma etiqueta de identificação e se dirige ao serviço de Hemoterapia (acesso pela recepção de visitas aos apartamentos).

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, são critérios para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos ou idade de 16 a 17 anos com o consentimento formal dos responsáveis legais, pesar mais de 52 kg e ter comportamento sexual seguro. Doar sangue é um gesto de solidariedade e ajuda a salvar vidas. Participe ou incentive um amigo a realizar esta prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite o seu comentário!
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.